26.1 C
São Paulo
quarta-feira, maio 22, 2024

Saiba quem serão as famílias afetadas pelo pente-fino do Bolsa Família deste mês(Julho)

Veja mais

O Bolsa Família é pago mensalmente aos beneficiários do programa. No entanto, ao contrário do que se pensa, os núcleos de algumas famílias ainda são alvo do chamado pente fino, destinado a identificar algumas características.
Imagem: Google

O Bolsa Família é pago mensalmente aos beneficiários do programa. No entanto, ao contrário do que se pensa, os núcleos de algumas famílias ainda são alvo do chamado pente fino, destinado a identificar algumas características. Neste caso, nem todos os membros da família são elegíveis, mas apenas aqueles que se enquadram em certas regras.

Se você quer saber qual deles está no campo de visão da análise do Governo Federal, continue acompanhando o texto a seguir e fique por dentro de tudo o que está acontecendo.

Essas famílias serão alvo do novo pente fino do Bolsa Família

Em julho, algumas famílias beneficiárias do Bolsa Família podem enfrentar o enorme desafio de bloquear benefícios. Essa medida está relacionada a novas mudanças no sistema de verificação e registro de benefícios de transferência de renda, cujo principal objetivo é qualificar dados para promover uma melhor gestão dos programas sociais governamentais.

Neste mês, de acordo com portaria publicada no Cadastro Oficial (DOU), foram fundidos o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e o Cadastro Único. A partir disso, os rendimentos informados ao CNIS são cruzados com o CadÚnico. Isso significa que, se a renda de um membro da família for maior do que a renda informada em um dos bancos de dados, o beneficiário pode perder lucros automaticamente.

Ou seja, o motivo dessa integração é garantir que todas as informações do cadastro sejam verdadeiras e evitar eventuais irregularidades ou inconsistências que possam fazer com que as famílias que não precisam do programa recebam em vez daquelas que precisam de acesso.

Por isso, a partir do mês passado, o Ministério do Desenvolvimento Social iniciou o processo de inserção dos dados de renda registrados na CNIS, com foco principalmente nas informações de renda e trabalho. Essa atualização será refletida no Bolsa Família a partir deste mês e afetará a elegibilidade da família à folha de pagamento.

Entenda o que são regras de proteção

Além disso, entre as mudanças implementadas no sistema, destaca-se a substituição das regras antigas que eram de proteção. Dessa forma, visa garantir que algumas famílias tenham acesso contínuo aos benefícios, mesmo que sua renda aumente.

As regras de proteção mantêm o segurado no programa, já que o cruzamento de dados com a CNIS pode aumentar significativamente a renda de algumas pessoas e ser excluída do salário do Bolsa Família.

Nesse sentido, por meio dessa medida, famílias com renda mensal superior a R$ 218 estabelecidas pelo programa não serão excluídas da noite para o dia. Pelo contrário, apesar do aumento da renda, eles têm o direito de continuar recebendo mensalidades por mais dois anos. Com isso, a família não sofrerá com mudanças e se não houver regras, elas podem ser abruptas.

Veja Mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias