28.7 C
São Paulo
quarta-feira, maio 22, 2024

Confira a lista dos CPFS que terão direito ao saque extra do FGTS que o Governo liberou

Veja mais

O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é um dos principais dispositivos criados para dar segurança econômica aos trabalhadores no Brasil. O FGTS, que existe desde a década de 1960, tem milhões de cotistas que contribuem com os salários que recebem todos os meses.

Isso possibilita o acesso ao dinheiro em alguns casos, e a principal forma de acessar o valor do fundo garantidor é por meio da rescisão de saque, que fica disponível quando os trabalhadores são demitidos sem justa causa. Além desse modelo de saque, há também o saque de aniversário, onde os profissionais podem receber uma parcela do valor do FGTS a partir do mês de nascimento de cada ano.

Ao concentrar o dinheiro de milhões de trabalhadores, o FGTS operou de forma lucrativa e por algum tempo dividiu esses lucros entre os cotistas. Somente em 2023, mais de 12 bilhões de reais foram distribuídos aos trabalhadores com contas ativas e inativas no fundo de garantia. Portanto, graças a esse departamento, alguns profissionais poderão contar com valor adicional em sua conta.

Como destravar o valor adicional do FGTS?

Os benefícios são confiados aos trabalhadores, mas a forma como o dinheiro é retirado permanece a mesma. Ou seja, uma pessoa que tem uma conta ativa no fundo de garantia terá que sacar o valor extra apenas se for demitida sem motivo justificado, se for fã da modalidade de rescisão de saque e, no caso de aniversário, se for apoiadora do saque de saques de aniversário.

Vale ressaltar que o saque de aniversário não permite que os trabalhadores retirem todo o seu dinheiro do fundo de garantia, já que é uma modalidade que permite o saque de valor todos os anos. Assim, dependendo do saldo disponível, é possível sacar até 50% do valor do depósito.

Por sua vez, a pessoa que fizer o saque rescindir pode sacar completamente o valor do FGTS, já que nesse caso o dinheiro funciona como um auxílio para quem precisa se recuperar financeiramente.

Por fim, também é importante destacar que o valor adicional do desdobramento de lucros foi depositado na proporção do valor que foi balanceado pelo cotista até 31 de Dezembro de 2022.

Veja Mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias