28.7 C
São Paulo
quarta-feira, maio 22, 2024

Consulte e descubra se você tem DINHEIRO esquecido no Banco Central; Veja o passo a passo

Veja mais

O Banco Central do Brasil caracteriza-se como federal autossuficiente, que funciona de forma totalmente autônoma e, independente de qualquer ministério, faz parte do sistema financeiro nacional.
Imagem: Reprodução/Canva Premium

O Banco Central do Brasil caracteriza-se como federal autossuficiente, que funciona de forma totalmente autônoma e, independente de qualquer ministério, faz parte do sistema financeiro nacional.

O Banco Central existe desde dezembro de 1964, mas suas atividades só começaram em março do ano seguinte. Assim como os bancos centrais ao redor do mundo, as instituições brasileiras se caracterizam como uma das principais autoridades monetárias do país e têm como principal responsabilidade o Conselho Monetário Nacional (CMN).

Além disso, o Banco Central disponibiliza aos brasileiros um sistema de contas a receber (SVR) que permite que eles se refiram a valores esquecidos em contas inativas de instituições financeiras. Portanto, confira abaixo como consultar o serviço e sacar o dinheiro disponível!

Como funciona o sistema de valores a receber?

De acordo com os últimos dados divulgados pelo Banco Central, cerca de 7,179 trilhões de reais ainda estão disponíveis para os brasileiros resgatarem. Esse valor representa um aumento de cerca de 50 milhões de reais em relação ao mês anterior.

O valor dos recebíveis corresponde ao saldo disponível na conta de depósito ou pagamento que já foi liquidado. As modalidades também incluem o valor disponível nas contas fechadas de distribuidoras e corretoras, comissões cobradas indevidamente sujeitas a devoluções e recursos não buscados por grupos de consórcios que já estão fechados.

Para acessar o valor em questão e saber se vale a pena uma conta já esquecida, é preciso acessar o sistema de contas a receber (SVR) do Banco Central. O sistema foi atualizado recentemente para incluir todos os tipos de valores oferecidos pelo padrão do sistema, além de acesso a um protocolo de solicitação para imprimir a tela ou compartilhar no WhatsApp.

Como saber o valor do SVR e retirá-lo?

Para realizar uma consulta no Sistema de Contas a Receber (SVR), é preciso acessar o site disponibilizado pelo Banco Central (bcb.gov.br/meubc/valores-a-receber) e clicar na opção “Verificar se há recebíveis”. Portanto, se você é uma pessoa física, precisará fornecer informações como data de nascimento e CPF. A pessoa jurídica, por sua vez, deve apresentar a data de abertura da empresa e seu CNPJ.

Se, após executar a consulta, indicar que você tem um valor que pode receber, você deve clicar na opção “Acessar SVR” e fazer login com sua conta gov.br. Para pessoas físicas, sua conta deve estar gov.br no nível Prata ou Ouro.

Após sua solicitação, o sistema entrará em contato com sua instituição financeira e disponibilizará seu dinheiro em até 12 dias úteis no Pix especificado.

Veja Mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias