17.5 C
São Paulo
sexta-feira, junho 14, 2024

Atenção! Corte no BOLSA FAMÍLIA exclui quase 1 milhão de brasileiros do programa; Entenda

Veja mais

Ao todo, 934 mil beneficiários tiveram o Bolsa Família cortado pelo governo Lula. O contingente foi afetado entre janeiro e julho de 2023, período em que foram realizados pentes finos.
Imagem: Google

Ao todo, 934 mil beneficiários tiveram o Bolsa Família cortado pelo governo Lula. O contingente foi afetado entre janeiro e julho de 2023, período em que foram realizados pentes finos.

Os beneficiários que alegavam morar sozinhos foram excluídos do programa. O governo Lula segue limpando a fraude do cadastro do Bolsa Família.

Primeiro, em Abril, o Governo bloqueou temporariamente mais de 1 milhão de beneficiários que diziam morar sozinhos. Ele também ordenou que eles fornecessem mais informações. Nos meses seguintes, aqueles que não atendiam aos requisitos foram reduzidos. Novos cortes agora são esperados na segunda quinzena de agosto deste ano.

“Em julho, entraram em vigor novos procedimentos para levantamento de matrículas únicas, e essas mudanças afetarão os salários de agosto, que estão programados para começar no dia 18, quando são esperadas novas reduções no número de pessoas solteiras.”

Quem foi cortado do Bolsa Família desta vez?

Os cortes ocorreram entre beneficiários que dizem morar sozinhos. São os chamados benefícios unipessoais. Esse número caiu de 5,9 milhões em janeiro de 2022 para 4,9 milhões em julho.

Os beneficiários que disseram morar sozinhos após os cortes representam 24% do salário do Bolsa Família. Menos do que o pico deixado pelo governo Bolsonaro, mas muito maior do que o registrado antes do auxílio Brasil.

Como é feita a limpeza no cadastro do Bolsa Família?

O governo Lula anunciou regras para revisar registros de pessoas singulares. A investigação começou em março. Em abril, bloqueou temporariamente 1,2 milhão de benefícios e exigiu o recadastramento. Já em junho, estabeleceu regras mais rígidas apenas para o registro. Algumas delas entraram em vigor em julho.

O município deve pesquisar no próprio sistema de cadastro do Bolsa Família e em outros bancos de dados municipais para saber se a pessoa faz parte da família beneficiária. Então, por exemplo, se um homem diz que mora sozinho, é preciso verificar se ele já estava em uma família que já recebia benefícios.

Quais são as regras do Bolsa Família?

As famílias devem cumprir suas promessas no campo da saúde e da educação. São eles:

  1. Acompanhamento pré-natal;
  2. Acompanhamento do calendário nacional de imunização;
  3. Monitorar a nutrição de crianças menores de 7 anos de idade;
  4. Matrícula mínima de 60% para crianças de 4 a 5 anos e de 75% para beneficiários de 6 a 18 anos que não concluíram o ensino fundamental.
  5. As famílias devem sempre manter a atualização de um único cadastro (pelo menos a cada 24 meses).

Veja Mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias