28.7 C
São Paulo
quarta-feira, maio 22, 2024

INSS faz comunicado: Aposentadoria por invalidez pode ser cortada; Veja porque

Veja mais

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode rever e reduzir benefícios mesmo após um período de 10 anos de concessões, segundo resolução do Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) publicada no Diário Oficial da União.
Imagem: Google

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode rever e reduzir benefícios mesmo após um período de 10 anos de concessões, segundo resolução do Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) publicada no Diário Oficial da União. Essa decisão padroniza as regras para quem recorre ao Conselho.

De acordo com a resolução, o INSS terá o poder de considerar e cancelar aposentadoria por invalidez (agora chamada de aposentadoria por invalidez permanente), auxílio-doença e lesão e pagamento de benefício contínuo (BPC) após período decadente, já que esses benefícios estão sujeitos a revisão periódica na forma da lei. Segundo especialistas em direito previdenciário, o INSS já havia aplicado essa interpretação aos procedimentos administrativos, e a resolução apenas ajustou o enunciado para refletir a posição do Executivo e do Judiciário.

Corte após 10 anos

As reduções após 10 anos justificam-se por permitir revisões nos benefícios que podem mudar ao longo do tempo. Os avanços médicos e as mudanças no status dos beneficiários podem levar ao fim da necessidade desses auxílios.

No entanto, a resolução afirma que, se a concessão fosse maliciosa, poderia ser cerceada a qualquer momento. A falta de documentos apresentados no dia da concessão há mais de 10 anos também pode levar a cortes, a menos que seja comprovada fraude ou má-fé.

Os benefícios do INSS têm prazo de até 10 anos a partir da data de concessão, contados um mês após o pagamento inicial. Os benefícios por incapacidade podem ser reduzidos antes disso se passarem por uma revisão forense que pode ser realizada a cada dois anos.

Proibições de corte

No entanto, a lei prevê algumas exceções, como a proibição de redução da aposentadoria por invalidez se o beneficiário completar 55 anos e receber o benefício há mais de 15 anos. Além disso, se você se aposentou por invalidez por mais de cinco anos e for considerado apto a retornar a um emprego profissional, o valor dos benefícios será reduzido gradativamente até o fim do quadro de funcionários.

O INSS pode intimar o segurado para revisão e perícia médica, sendo fundamental que o segurado atenda aos requisitos do instituto e apresente documentos e laudos médicos atualizados que comprovem a continuidade da incapacidade no trabalho. O cumprimento das normas legais é essencial para manter os lucros quando realmente necessário.

Veja Mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias