12.4 C
São Paulo
quinta-feira, maio 30, 2024

Atenção! Quem mora sozinho irá perder o Bolsa Família; Veja as novas regras do benefício

Veja mais

Após seu terceiro mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retomou um programa que havia sido muito bem-sucedido em outros dois governos. O Bolsa Família é um deles. Por isso, em março deste ano, o governo reabriu com algumas mudanças para garantir que os benefícios cheguem de fato às famílias em situação de vulnerabilidade social.

Um dos principais focos das mudanças recentes no programa social de transferência de renda está relacionado a uma família, ou seja, uma família formada por apenas uma pessoa. Desde então, o governo emitiu um pente fino para esses beneficiários. Além disso, determinou uma nova medida para atingir esse público. Confira os detalhes!

Novas regras do Bolsa Família

De acordo com o Desenvolvimento da Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), apenas 16% dos beneficiários de cada município podem ser formados por pessoas que moram sozinhas.

Portanto, se o município atingir o limite de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, nenhum outro membro da família poderá fazer parte do Bolsa Família. No entanto, aqueles que moram sozinhos e já receberam a transferência continuarão recebendo os benefícios normalmente, e as disposições se aplicarão apenas aos recém-chegados.

Calendário de Setembro

Nesta sexta-feira (29), termina o calendário de repasses do Bolsa Família para setembro. O agendamento começa no dia 18 e segue de acordo com o Número de Cadastro Social (NIS) final dos beneficiários nominais.

NIS Final 1: 18 de setembro (antecipado para sábado, 16 de setembro);
NIS Final 2: 19 de setembro.
NIS Final 3: 20 de setembro.
NIS Final 4: 21 de setembro.
NIS Final 5: 22 de setembro.
NIS Final 6: 25 de setembro (antecipado para sábado, 23 de setembro);
NIS Final 7: 26 de setembro.
NIS Final 8: 27 de setembro.
NIS Final 9: 28 de setembro.
NIS 0: 29 de setembro termina.

Veja Mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias