25.5 C
São Paulo
quarta-feira, maio 22, 2024

BOLSA FAMÍLIA: Confira o que você deve fazer caso receba a visita do CRAS em sua casa; Saiba mais

Veja mais

Mais de 20 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade social beneficiárias do novo programa Bolsa Família devem conhecer e seguir o conjunto de regras e requisitos determinados pelo Desenvolvimento da Assistência Social, Famílias e Combate à Fome (MDS) para garantir o recebimento do benefício.

Isso porque essas regras existem para garantir que apenas as famílias que realmente precisam do auxílio recebam o valor todos os meses, e fazemos diferentes tipos de verificações todos os meses para ver se os beneficiários estão dentro das regras. Entre essas checagens estão visitas de agentes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Bolsa Família 2023: Visita do CRAS

O CRAS geralmente é um local dentro de um município onde famílias vulneráveis podem receber atendimento caso necessitem, e nos municípios onde não há CRAS, esse tipo de atendimento pode ser encontrado no lugar do município responsável pela área de apoio social. Ou seja, o CRAS e seus funcionários são de responsabilidade da secretaria municipal.

Assim, embora o novo programa Bolsa Família seja um programa de transferência de renda totalmente financiado pelo governo federal, o atendimento aos beneficiários era prestado por cada município, e as visitas domiciliares das famílias ajudaram a garantir que essas famílias atendessem às regras do programa social.

No entanto, o programa tem mais de 20 milhões de beneficiários em todo o país e, embora as visitas domiciliares sejam anunciadas pelo governo, é verdade que a grande maioria dos municípios não tem funcionários suficientes para realizar todas as visitas necessárias. Portanto, poucas famílias recebem essas visitas.

No entanto, esses poucos grupos familiares que os agentes do CRAS estão visitando têm dúvidas sobre o que fazer e o que não fazer, mas é uma situação muito simples. Esses policiais devem ter identificação comprovando que estão realmente trabalhando para a Prefeitura e ter um formulário com uma lista padronizada de perguntas que devem fazer.

Portanto, se você receber a visita de um agente do CRAS, o beneficiário do Bolsa Família deve primeiro solicitar que você se identifique apresentando crachá ou outro tipo de identificação e, em seguida, responder às perguntas sem mentir, pois todas as informações são passadas para o cadastro da família e conferidas com um cruzamento de dados.

Veja Mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias