25.5 C
São Paulo
quarta-feira, maio 22, 2024

Governo Federal faz comunicado que beneficia aqueles que estão ativos no Programa Bolsa Família ESTE mês; Confira detalhes

Veja mais

A primeira semana de outubro traz novidades interessantes para os beneficiários do programa Bolsa Família. Trata-se de uma nova portaria publicada na última quinta-feira, 28 de setembro, no Diário Oficial da União (DOU). Em resumo, a medida isenta os beneficiários da assistência social dos pagamentos do Minha Casa, Minha Vida, programa federal de habitação que visa facilitar a aquisição de imóveis por famílias de baixa renda. 

Beneficiários do Bolsa Família são isentos do programa Minha Casa, Minha vida
De acordo com a nova portaria, as famílias que contratarem para modalidades subsidiadas por recursos federais não precisarão mais pagar parcelas mensais. Mas, para isso, precisam ser beneficiários do novo programa de transferência de renda do governo federal, o Bolsa Família.

Ainda de acordo com uma portaria recente, a Federação Econômica da Caixa, banco público responsável pela contratação do Minha Casa, o programa Minha Vida, é obrigada a elaborar diretrizes em até 30 dias. Essas diretrizes estão incluídas em regulamentos que ainda não foram anunciados.

A Caixa deve cumprir essas diretrizes e, portanto, implementará o que for decidido na portaria. Somente depois disso é que a cobrança de parcelas do programa habitacional para os beneficiários do Bolsa Família é suspensa. Ou seja, ainda neste mês de outubro, esses cidadãos terão que cumprir parcelamentos, e em novembro as novas regras devem entrar em vigor.

A que contratos se aplicam as novas regras?

Antes de mais nada, é importante ressaltar que, segundo o governo federal, o objetivo da isenção é reduzir o déficit habitacional do país. Além disso, as novas regras valerão para contratos já realizados e contratos futuros. No entanto, será preciso aguardar o regulamento da Caixa para saber mais.

Antes da nova portaria, os beneficiários do novo programa de transferência de renda do governo federal eram classificados como Minha Casa, Faixa 1 do Minha Vida, destinado a famílias com renda bruta de até R$ 2.640 mensais. Ou seja, essas famílias, em alguns casos, recebiam subsídios de até 95% e, por isso, pagavam apenas 5% do valor total do imóvel.




Bolsa Família Outubro: Pagamento confirmado

Por fim, mas não menos importante, vale lembrar que o pagamento de outubro do novo programa Bolsa Família deve ser feito entre os dias 18 e 31 do mês, de acordo com as datas publicadas no calendário oficial do programa. Assim como nos meses anteriores, o cronograma leva em conta o número final de famílias NIS para liberar o valor. Ver:

NIS Final 1: 18 de outubro.
NIS Final 2: 19 de outubro.
NIS Final 3: 20 de outubro.
NIS Final 4: 23 de outubro.
NIS Final 5: 24 de outubro.
NIS Final 6: 25 de outubro.
NIS Final 7: 26 de outubro.
NIS Final 8: 27 de outubro.
NIS Final 9: 30 de outubro.
NIS final 0: 31 de outubro.

Veja Mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias