17.4 C
São Paulo
terça-feira, maio 21, 2024

Inscritos no Bolsa Família terão surpresa do Abono natalino? Saiba mais!

Veja mais

O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Inácio Lula da Silva, assumiu o cargo em 2023 com uma série de promessas relacionadas ao programa Bolsa Família. Muitas delas já se concretizaram, mas trazem esperança para milhões de famílias em contexto de vulnerabilidade social. Entre as medidas adotadas está a liberação de valores pessoais adicionais para crianças e adolescentes, além de um aumento significativo no atendimento às famílias numerosas.

Bolsa Família em 2023: 13º salário ainda é incerto

No entanto, um dos itens da pauta que não chamou a atenção na promessa do presidente foi o pagamento do 13º salário aos beneficiários do Bolsa Família. Assim, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Diaz, expressou seu ponto de vista sobre o tema, argumentando que não faz sentido permitir o pagamento do 13º, já que o Bolsa Família não é salário, mas ajuda social.

Portanto, o pagamento do 13º salário do Bolsa Família é uma realidade apenas em um estado do Brasil – Pernambuco. Nesse caso, a iniciativa vem do governo estadual e usa recursos próprios sem qualquer vínculo com o governo federal. Assim, em 2023, o pagamento do 13º salário ocorreu em Junho, de acordo com o cronograma normal de pagamento do programa para o mês. Cada beneficiário recebeu, então, um determinado valor de R$ 150, independentemente da estrutura familiar. Assim, estima-se que mais de um milhão de pessoas no estado foram beneficiadas com isso.

Ou seja, em Pernambuco o pagamento do 13º salário já é uma realidade, mas em outras partes do país a situação é diferente. O décimo terceiro salário é tradicionalmente pago no final do ano, de acordo com o modelo adotado para os trabalhadores regulares. Portanto, parcelas adicionais estarão disponíveis para aposentados e pensionistas no primeiro semestre deste ano, após aprovação federal. No entanto, para os beneficiários do Bolsa Família, o final do ano é marcado por parcelas regulares.

Calendário completo de Outubro a Dezembro

Por isso, para facilitar o acompanhamento dos pagamentos do Bolsa Família, é essencial que os beneficiários saibam a data de pagamento de acordo com o número final do NIS (Número de Identificação Social). Então, abaixo você encontra o calendário de pagamentos para outubro, novembro e dezembro.

1. Calendário de Outubro

NIS 1 Final: 18 de outubro
Final do NIS 2: 19 de outubro
Final do NIS 3: 20 de outubro
NIS 4 Final: 23 de outubro
NIS 5 Final: 24 de outubro
NIS 6 Final: 25 de outubro
NIS 7 Final: 26 de outubro
NIS 8 Final: 27 de outubro
NIS 9 Final: 30 de outubro
NIS 0 Final: 31 de outubro


2. Calendário de Novembro

Final do NIS 1: 17 de novembro
Final do NIS 2: 20 de novembro
NIS 3 Final: 21 de novembro
NIS 4 Final: 22 de novembro
NIS 5 Final: 23 de novembro
NIS 6 Final: 24 de novembro
NIS 7 Final: 27 de novembro
NIS 8 Final: 28 de novembro
NIS 9 Final: 29 de novembro
NIS 0 Final: 30 de novembro

3. Calendário de Dezembro

Final do NIS 1: 11 de Dezembro
Final do NIS 2: 12 de dezembro
Final do NIS 3: 13 de dezembro
NIS 4 final: 14 de dezembro
NIS 5 final: 15 de dezembro
NIS 6 Final: 18 de dezembro
NIS 7 Final: 19 de dezembro
NIS 8 Final: 20 de dezembro
NIS 9 Final: 21 de dezembro
NIS 0 Final: 22 de dezembro

Veja Mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias