17.4 C
São Paulo
terça-feira, maio 21, 2024

Novo alerta geral emitido pelos BANCOS para os aposentados e pensionistas do INSS; Veja detalhes

Veja mais

Uma das maiores razões pelas quais as instituições bancárias são tão acessadas é a segurança do dinheiro dos cidadãos. Hoje em dia ninguém guarda dinheiro em casa, os bancos são a forma mais fiável de o fazer. No entanto, temos de continuar atentos aos alertas que estas instituições podem trazer para garantir ainda mais a segurança do dinheiro que temos nas nossas contas e continuar a aceder aos benefícios do banco.

Hoje você verá um novo alerta emitido para alguns clientes do sistema financeiro para ter um bom relacionamento com suas economias e também para evitar possíveis perdas que possam ocorrer devido à interferência de terceiros.

Fraude em contas bancárias

Clientes de instituições bancárias, principalmente aposentados e pensionistas do INSS, estão aplicando novos, já que é mais fácil obter dados destes.

O fato gerou várias vítimas que ainda não foram informadas sobre o assunto.

Os criminosos entram em contato com beneficiários do INSS ou outras pessoas para informar que suas contas foram hackeadas sob o disfarce de funcionários durante uma ligação de call center. Isso é muito frequente entre os clientes do Banco Itaú.

Eles são muito convincentes durante a conversa e acabam deixando o cliente desesperado.

Os bancos sabem o que está acontecendo, mas, infelizmente, ainda não tomaram nenhuma medida, apesar de afirmarem que a segurança do usuário é uma prioridade.

O Itaú continua dizendo que não está claro como os fraudadores obtiveram os dados por causa de uma falha tecnológica ou atividades fraudulentas dos próprios funcionários.




Tal incidente aconteceu com jornalistas. Os criminosos ligaram para ela e a enganaram dizendo que sua conta havia sido hackeada e bloqueada. Ele deu o extrato da conta dela e ela confirmou. Ela entrou no aplicativo e se certificou de que ele estava realmente bloqueado. Ele a instruiu a não compartilhar seus dados com ninguém e a registrar um boletim de ocorrência para informar os jornalistas sobre a segurança. Cerca de 20 minutos depois, ele perguntou se ela havia acessado sua conta bancária com dois iPhones há alguns dias, e ela disse que não. Disse ainda que o acesso foi feito e valores muito altos foram transferidos. Na ocasião, pediram que ela entrasse no aplicativo e transferisse dinheiro para a conta, e o banco reconheceu o valor duplicado e cancelou a operação, e foi aí que ela começou a suspeitar de fraude.

Comunicado do Banco Itaú sobre o incidente

As instituições financeiras declaram que nunca pedirão aos usuários documentos, senhas, cadastros e dados financeiros. Essas práticas não são concedidas à instituição e eles afirmam continuar investindo em segurança técnica para proteger seus clientes desses riscos.

Não insira sua senha bancária ou de aplicativo quando ela puder ser fraudulenta.

Em caso de dúvidas, ligue para o seu banco ou visite uma agência.

Veja Mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias