16.5 C
São Paulo
quinta-feira, junho 20, 2024

Atenção beneficiários! Alteração no calendário do Bolsa Família de NOVEMBRO; Confira as mudanças

Veja mais

A principal assistência social da população brasileira deve atentar para seus critérios de elegibilidade. Por isso, os cidadãos que fazem parte do grupo de segurados do governo federal devem ficar atentos às mudanças que podem ocorrer a qualquer momento.

Nesse sentido, hoje há uma mudança no calendário de novembro do Bolsa Família, que pode afetar milhares de beneficiários. 

Elegibilidade ao Programa

Neste ano, 2023, o Bolsa Família completa exatamente 20 anos de muita história e auxílio financeiro aos mais necessitados. Nos últimos 20 anos, o programa ajudou milhares de famílias a escapar da pobreza extrema e da miséria, garantindo um padrão mínimo de vida.

Portanto, a importância desse auxílio reside no fato de que ele já tirou nosso país do mapa da fome e elevou o nível de concentração de renda daqueles que mais movimentam nossa economia – os mais pobres.

Há muita discordância sobre esse tema, mas a verdade é que quanto mais recursos os pobres dispõem, mais eles consomem. Afinal, eles podem garantir a compra de itens essenciais que fazem parte da cesta básica.

Além disso, a população brasileira é majoritariamente de baixa renda quando comparada aos ultra-ricos com bilhões em contas. Em outras palavras, os bilionários são uma pequena parte da população, e os mais pobres são a maioria.

Dito isso, enquanto houver muita rebelião associada ao Bolsa Família e sua realocação, não se pode negar que ele tem um papel social muito importante, permitindo que milhares de pessoas comam todos os dias e escapem da insegurança alimentar.

Atualmente, os critérios para participação no programa são inscrição no cadastro integrado e renda per capita de até R$ 218. No entanto, quem conseguir um emprego formal pode receber o Bolsa Família por até dois anos, mas o valor é limitado a 50% da parcela original.

Portanto, por meio dessa regra de proteção e de outras vantagens, o atual presidente Lula reestruturou o Bolsa Família. Dessa forma, mesmo os trabalhadores podem ter acesso a um auxílio financeiro de até 300 reais, desde que sua renda per capita seja limitada a 660 reais (metade do salário mínimo atual).

Calendário Bolsa Família de Novembro

Portanto, agora que você já sabe qual o papel do Bolsa Família em relação à nossa sociedade e quem tem direito a ele, é essencial conferir mais sobre o calendário de novembro.

Alguns beneficiários querem saber quando receberão seus pagamentos, por isso informaremos a data exata da transferência.

Antes de mais nada, saiba que o cronograma de transferência é estabelecido com base no último dígito do número de identificação social, ou seja, o NIS.

No entanto, os beneficiários que terminam em 1 no NIS receberão no dia 17 de novembro. Por outro lado, quem tem NIS final de 2 a 6 tem direito a receber o dinheiro entre 20 e 24 dias.

Por fim, aqueles cujo último dígito esteja entre 7 e 0 podem sacar entre 27 e 30 de novembro. Vale ressaltar que quem recebe na segunda-feira pode transferir o dinheiro já através do Caixa Tem com dois dias de antecedência. É o caso dos segurados cujo último dígito é NIS 2 e 7.

Veja Mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias