17.4 C
São Paulo
terça-feira, maio 21, 2024

INSS anuncia novo BENEFÍCIO para os idosos e pessoas com deficiência; Veja detalhes sobre o programa

Veja mais

O INSS possui diversas vantagens que beneficiam toda a população do Brasil. Entre eles, havia também os de idosos e deficientes. Neste caso, não é necessário ter pago a secretaria. Você pode ler mais sobre esta oferta aqui.

Os benefícios do INSS são uma forma de o brasileiro ganhar renda quando está afastado do trabalho. Permanentemente, por meio de aposentadoria, ou temporariamente, por auxílio-doença.

Atualmente, cerca de 37 milhões de aposentados e pensionistas recebem o Instituto Nacional do Seguro Social. Entre eles estão beneficiários do BPC.

O que é BPC?

Isso garante a transferência de renda para idosos com mais de 65 anos, além de pessoas com deficiência de todas as idades, deficiências de longa duração. Esse transtorno é caracterizado pela incapacidade de ser independente e trabalhar por pelo menos dois anos.

No caso de uma deficiência, a deficiência de natureza mental, física, sensorial ou intelectual é levada em conta.

O BPC (Benefício de Prestação Continuada) não é um benefício de aposentadoria, então não é vitalício, não paga 13º salário e não deixa pensão por morte.

Também é individual e pode ser associado a outros programas, como o Bolsa Família.

Para recebê-lo, tanto o beneficiário quanto os demais membros da família devem estar inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico). Além disso, você deve cumprir com os requisitos de cada grupo que presta serviços.

  1. Idosos: 65 anos ou mais. A renda mensal per capita do grupo familiar deve ser inferior a 1/4 do salário mínimo.
  2. Pessoas com deficiência: pessoas de qualquer idade, deficiência de longa duração, natureza física. Espírito; Intelectual ou sensorial. A renda mensal per capita do grupo familiar deve ser inferior a 1/4 (1/4) do salário mínimo.

O benefício tem um salário mínimo e, com projeção de aumento do salário mínimo em 2024, é provável que os serviços também sejam prestados aos beneficiários.


Passo a passo para solicitar o BPC online

  • Acesse o Meu INSS ou o aplicativo oficial do Instituto Nacional do serviço Social;
  • Faça login com o número do seu CPF e sua senha cadastrada na conta gov.br;
  • Clique em “Novo Pedido” na tela principal;
  • Na tela com as opções dos serviços, clique em “Benefícios Assistenciais”;
  • Depois, selecione “Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência”, para os casos em que seja pessoa com deficiência ou “Benefício Assistencial ao Idoso”, para os casos de pessoas acima dos 65 anos;
  • Atualize os dados de contato do titular/dependente. Se os dados estiverem corretos, basta clicar em “Avançar” e, logo a seguir, em “Continuar
  • Depois serão exibidas as informações gerais sobre o benefício;
    Para dar continuidade é necessário selecionar a opção “Declaro que li e autorizo o uso dos dados” e depois em “Avançar”;
  • Na tela seguinte serão exibidos os dados do CadÚnico, caso ele esteja atualizado;
  • Em seguida, será necessário responder sobre os gastos relacionados à deficiência que comprometem a renda da família e não são providos pelo Poder Público;
  • Após responder a todas as perguntas anteriores, na tela seguinte você deve responder as perguntas sobre o requerente/titular.
  • Na tela seguinte você precisará selecionar a unidade da Previdência Social que deseja que seu benefício seja mantido. A pesquisa pode ser feita por localização ou CEP;
  • Selecione o local em que deseja receber o benefício;
  • Faça o agendamento da Avaliação Social e clique em “Avançar”;
  • Em seguida selecione a agência em que será feita a Perícia Médica;
    Pronto, o seu pedido está finalizado

Se você não conseguir uma consulta especializada nesse momento, você pode voltar mais tarde para marcar uma consulta. A solicitação pode ser acompanhada de um aplicativo do INSS ou pelo site, mas, em alguns casos, documentos médicos devem ser enviados para dar andamento à solicitação.

Veja Mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias