31.4 C
São Paulo
segunda-feira, abril 29, 2024

Ótima notícia para os beneficiários do Minha Casa, Minha Vida: Foi liberada a consulta de isenção; Descubra se a sua casa está quitada.

Veja mais

No mundo do crédito imobiliário, um ponto de inflexão acaba de acontecer. As pessoas que possuem imóveis financiados pelo programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) já podem verificar se têm direito a realizar o contrato.

A possibilidade de rescisão do contrato se baseia nas regras estabelecidas pela Portaria nº 1.248/2023 do Ministério das Cidades. Portanto, as novas medidas permitirão que as famílias de baixa renda reduzam o custo de seu orçamento em um e, ao mesmo tempo, ganhem tranquilidade com a garantia de ter sua própria casa.

Se você é um desses proprietários, a boa notícia é que o procedimento de consultar a situação é bastante simples. Leia e confira o passo a passo.

Quem tem direito à isenção no Minha Casa, Minha Vida?

A portaria especifica que, a partir de 28 de setembro de 2023, as famílias beneficiárias do programa Bolsa Família e as famílias com integrantes que buscam o Benefício de Prestação Continuada (BPC) estão isentas do pagamento do benefício. Essa isenção vale para as modalidades subsidiadas do Minha Casa, Minha Vida – FAR, Entidades e Rural.

Além dessas categorias, no caso de residências localizadas em zona urbana, também estão contempladas as famílias que já pagaram mais de 60 (sessenta) parcelas. No caso da moradia rural, o benefício é recebido pela família que pagou 1% do valor do contrato.

Afinal, como fazer essa consulta?

Para o contrato com a Caixa Econômica Federal, a consulta é simples: basta clicar aqui e inserir o CPF no site da própria instituição. Além disso, outras opções são o Aplicativo Caixa Habitação, o Internet Banking ou o Caixa Tem.

Se a consulta for realizada e o contrato estiver em conformidade com as normas governamentais, o cliente receberá automaticamente um aviso de que o contrato foi pago e um período de quitação a ser emitido até 20 de janeiro de 2024.

No caso de contrato com o Banco do Brasil, é possível ligar para 4004-0001 para consultar a Central de Relacionamento BB (digite a opção 2, depois o CPF). Também é possível encontrar e consultar uma agência do Banco do Brasil. À semelhança dos procedimentos realizados pela Caixa, a classificação das emissões também é automática se forem cumpridos os padrões estabelecidos por lei.

Veja Mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias