26.1 C
São Paulo
quarta-feira, maio 22, 2024

Banco Central anunciou nova função do PIX em 2024; Confira qual e descubra as vantagens

Veja mais

O Pix, sistema de pagamentos instantâneos introduzido pelo Banco Central (BC), deve adquirir novas funções em 2024. Estamos falando do lançamento do Pix Automático, que está previsto para 28 de outubro de 2024.

Essa nova ferramenta visa substituir os débitos automáticos, que geralmente são realizados por meio de cartões de crédito ou boletos bancários. De acordo com o Banco Central, essa nova opção permitirá que você faça pagamentos regulares, como mensalidades escolares e contas de luz, por meio do Pix.

Para isso, o consumidor pode dar aval prévio para automatizar todas as operações futuras. Saiba mais sobre as novidades abaixo!

O que há de novo no Pix em 2024: semelhanças e diferenças com o débito automático

Antes de mais nada, vale destacar que esse recurso é semelhante aos débitos automáticos, ferramenta que já existe e é muito utilizada pelos consumidores. No entanto, com o Pix Automático, os pagamentos são instantâneos e não dependem do limite definido pelo banco antecipadamente, como é o caso dos cartões.

Para os bancos centrais, a versatilidade dessa nova modalidade de pagamento está no fato de que ela deve atingir mais consumidores, já que a burocracia é reduzida no processo. Atualmente, para que uma empresa ofereça a opção de débito automático, é necessário firmar um acordo com cada instituição financeira.

A novidade do Banco Central exigirá que a empresa contrate com uma única instituição financeira que fornecerá a modalidade. O Banco Central ressalta ainda que a nova função difere do Pix regularmente agendado, já que se destina a ser enviado apenas para pessoas jurídicas e é ideal para pagar pelos serviços prestados.

Cronograma de implementação

De acordo com a proposta, o desenvolvimento do Pix Automático ocorrerá entre janeiro e agosto de 2024. Portanto, espera-se que o Banco Central realize testes durante setembro e, finalmente, a ferramenta seja lançada em outubro do mesmo ano. Esse novo recurso do Pix é apenas o começo de uma lista que o BC planeja implementar nos próximos anos.

No futuro, também será possível oferecer Pix com depósitos aproximados e depósitos internacionais. “Desde o seu lançamento, o Pix tem uma agenda evolutiva clara”, disse Sergio Nelly, da área de comunicação do BC. Com isso, o BC voltou a enfatizar a necessidade constante de inovação e aprimoramento desde o lançamento do Pix.

Veja Mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias