21.8 C
São Paulo
sábado, abril 27, 2024

Confirmado! Valor extra no Bolsa Família: Confira como sacar

Veja mais

Os pagamentos referentes ao Bolsa Família de maio foram encerrados na última Quarta-Feira, 31 de Maio.
Imagem: Google

Os pagamentos referentes ao Bolsa Família de maio foram encerrados na última Quarta-Feira, 31 de Maio. Enquanto isso, os beneficiários já aguardam ansiosamente o próximo lote de junho. Isso porque o programa social do governo federal iniciará uma nova fase neste mês com novos recursos, incluindo pagamentos adicionais.

Em Maio, cerca de 21 milhões de pessoas receberam o auxílio, e o cronograma de pagamentos começou no dia 18 e terminou no dia 31 do mês. No entanto, quase 1,5 milhão de domicílios não foram integrados ao benefício. Isso se deve a discrepâncias nos dados apresentados no CadÚnico.

Novidades

Portanto, as inconsistências familiares ocorrem devido a inconsistências de dados. Por isso, para aproveitar as novidades do programa de junho, os beneficiários devem ficar atentos às informações cadastradas no sistema do governo.

Por isso, o Bolsa Família começará a pagar mais um benefício adicional neste mês. O programa social já paga o benefício infantil, pagando um adicional de 150 reais para cada criança de até 6 anos na família.

No entanto, neste mês de junho, o programa também conta com um benefício chamado Variáveis Familiares. Ele pagará mais 50 reais para três grupos: gestantes, lactantes e jovens entre 7 e 18 anos.

 

Além disso, também há mudanças na forma de cálculo das parcelas dos beneficiários. Ou seja, neste mês o cálculo é feito de acordo com os chamados benefícios de renda cidadã, com 142 reais pagos por membro da família no programa.

Valor mínimo

De qualquer forma, o mínimo para o Bolsa Família permanece em 600 reais por família beneficiária. Portanto, se o valor não chegar a 142 reais por 600 reais para cada associado, os benefícios complementares completarão o restante.

Vale lembrar que, após sua reorganização, o programa exige que as famílias com crianças e adolescentes os encaminhem à escola com frequência. Além disso, é necessário que a caderneta de vacinação esteja atualizada e que seja realizado o acompanhamento nutricional do pré-natal de crianças, mulheres e gestantes.

Calendário

Portanto, o pagamento referente ao programa de junho segue nos últimos 10 dias úteis do mês. Dessa forma, as parcelas serão liberadas a partir do dia 19 de junho e terminam no dia 30. Além disso, a ordem de pagamento é feita de acordo com o último dígito do número de inscrição social do beneficiário – NIS.

Assim, os cidadãos que recebem o valor do programa têm o seguinte horário:

NIS Final 1 a 5 = 19 a 23 de Junho; e

Último dígito do NIS 6 a 0 = 26 a 30 de Junho.

Vale ressaltar que os beneficiários que recebem na segunda-feira já podem contar com a movimentação de valores no app da Caixa Tem no sábado, ou seja, com dois dias de antecedência.

Além disso, é importante lembrar que é muito importante que as famílias continuem batendo recordes no CadÚnico. É um sistema que abrange o cadastro de beneficiários de programas sociais federais. Portanto, caso um familiar não atualize as informações adequadamente ou não as forneça de forma desonesta, pode ocorrer a suspensão ou até mesmo o cancelamento do auxílio.

Veja Mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias