17.4 C
São Paulo
terça-feira, maio 21, 2024

Detran abre vagas para emissão de CNH gratuita para mias 1.000 brasileiros; Veja como participar

Veja mais

Muitas pessoas que sonham em tirar uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação) não fazem isso porque não têm condições de comprar o processo. Isso também acontece com alguns motoristas que já têm documentos, mas não têm dinheiro para renová-los depois que eles expiram.
Imagem: Google

Muitas pessoas que sonham em tirar uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação) não fazem isso porque não têm condições de comprar o processo. Isso também acontece com alguns motoristas que já têm documentos, mas não têm dinheiro para renová-los depois que eles expiram.

A emissão e administração da CNH é de responsabilidade do Departamento Estadual de Transportes (Detran), órgão estadual que também fiscaliza o trânsito no Brasil. As autoridades garantem o cumprimento das regras com o objetivo principal de preservar a vida.

O Detran também é responsável pelas etapas envolvidas no processo de certificação, como provas teóricas e práticas. Isso garante que apenas os candidatos considerados aptos possam obter uma carteira de motorista

A novidade anima os futuros pilotos

Uma das iniciativas mais importantes mantidas pelo Estado é a CNH Social, programa que disponibiliza vagas para emissão ou renovação gratuita de documentos. Felizmente, o Detran do Espírito Santo convocou mais de 1.000 candidatos alternativos para preencher essas vagas.

A lista de 1.110 nomes inscritos no programa CNH Social 2023 já foi divulgada e está disponível no site da www.detran.es.gov.br. Para garantir sua participação, os futuros motoristas devem se cadastrar online na aba “CNH Social” do portal até 30 de junho de 2023.

Essas vagas de reserva não foram ocupadas pelos aprovados na primeira fase por descumprimento dos prazos estabelecidos. Os substitutos são convocados por ordem de classificação e os preenchem.

Após a inscrição, os interessados devem procurar uma autoescola designada em até 15 dias corridos para concluir o início do processo. Em seguida, você terá 30 dias úteis para realizar a biometria na instituição do Detran-ES mediante agendamento no site do transporte.

Benefícios do Programa

O programa social da CNH prevê vagas para a substituição da primeira habilitação de motocicleta (categoria A), da primeira habilitação de veículo automotor (categoria B) e da categoria D (micro-ônibus, ônibus, vans) ou E (caminhões e reboques). Há também a oportunidade de adicionar a categoria A ou B ao documento.

Para participar, é preciso ter no mínimo 18 anos, saber ler e escrever e estar inscrito no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico). Para mais informações e detalhes, consulte o site do Detran-ES.

Veja Mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias