17.4 C
São Paulo
terça-feira, maio 21, 2024

Comunicado geral sobre o RG foi feito para todos os que possuem o documento; Veja!

Veja mais

A carteira de identidade, também conhecida como carteira de identidade (CIN) ou Registro Geral (RG), é a principal carteira de identidade emitida para cidadãos do Brasil ou de Portugal com direitos equivalentes.
Imagem: Google

A carteira de identidade, também conhecida como carteira de identidade (CIN) ou Registro Geral (RG), é a principal carteira de identidade emitida para cidadãos do Brasil ou de Portugal com direitos equivalentes.

Os dados presentes no documento podem variar de acordo com cada estado. No entanto, o governo federal fez recentemente algumas mudanças para permitir que o RG seja padronizado em todo o território nacional.

Recentemente, um anúncio geral foi feito aos brasileiros em relação ao RG. Veja abaixo os detalhes.

Comunicado geral sobre RG foi emitido para brasileiros

De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Gestão e Inovação do Serviço Público (MGI), o Cadastro Geral (RG) da nova versão da cidadania brasileira já está disponível em 12 estados da federação.

A Carteira Nacional de Identidade (CIN) foi criada para substituir a atual carteira de identidade, que diferenciava as informações de acordo com cada estado. Além do novo design, a nova versão do documento também terá uma versão digital, cujo principal objetivo é facilitar a vida dos brasileiros. Uma NIC digital tem a mesma validade de um documento físico e pode ser usada da mesma forma.

As identidades digitais podem ser acessadas de forma totalmente gratuita por meio da plataforma governamental gov.br. Também foi informado pelo Ministério da Gestão e Inovação de Serviços Públicos que cerca de 330 mil documentos digitais já haviam sido baixados até maio deste ano.

Vale ressaltar ainda que, conforme prevê a Lei 7.116/83, a primeira via da CIN pode ser emitida de forma totalmente gratuita, e sua renovação também pode ser emitida gratuitamente em papel ou digital por meio de aplicativo do governo. No entanto, a opção de documento de plástico (policarbonato) é cobrada pelo país emissor.

Além disso, o CIN possui dados de segurança, como códigos QR, para que as informações possam ser verificadas, de modo que o mesmo código MRZ (Machine Readable Zone P) usado nos passaportes seja usado. Os documentos impressos também têm diferentes novas cores e diferentes arranjos de elementos.

No entanto, a maior mudança diz respeito à unificação dos números pelo CPF (Cadastro de Pessoa Física), que visa evitar fraudes.

Passo a passo para solicitar a CIN

Para obter um CIN, o cidadão deve comparecer a uma agência de sua região com uma certidão de nascimento ou certidão de casamento. Atualmente, o documento está disponível nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraná, Piauí, Santa Catarina, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

Além disso, o CIN só pode ser enviado em papel de segurança ou papelão de policarbonato, e uma versão digital já está disponível.

Veja Mais

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias