17.3 C
São Paulo
terça-feira, maio 21, 2024

Presidente Lula anuncia a criação de uma nova moeda para o Brasil; Entenda como irá funcionar

Veja mais

Durante visita a Joanesburgo, na África do Sul, o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a intenção de adotar uma nova moeda nas relações comerciais entre os países que compõem os Brics. A informação foi divulgada à imprensa na última quinta-feira (24).

Os países que participam da cúpula são Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Segundo Lula, os membros do Brics pretendem considerar a proposta. No entanto, é importante ressaltar que essa moeda não substitui a moeda real e ainda não é válida. As moedas servem como forma de facilitar as transações econômicas entre os países do bloco BRICS. Portanto, a moeda será única entre os membros do grupo. Além disso, Lula ressaltou que levará algum tempo para que a proposta entre em vigor. Espera-se que novas discussões ocorram na cúpula do próximo ano.

Essa ideia já foi discutida pelo presidente Lula em outras reuniões da cúpula. Segundo ele, a iniciativa de promover uma nova moeda para as relações comerciais visa substituir o dólar.

“A criação de uma moeda para transações comerciais e de investimento entre os países membros do Brics aumentará nossas opções de pagamento e reduzirá nossa vulnerabilidade”, disse Lula.

Reação às declarações de Lula:

O embaixador dos EUA no Brasil criticou as declarações do presidente brasileiro. Segundo Thomas Shannon, “o dólar não é uma moeda mundial porque foi imposto pelos Estados Unidos, é uma moeda global por causa do poder da economia americana e do papel da economia americana no sistema financeiro e na ordem econômica mundial”.

Shannon ainda questionou qual moeda os países do Brics adotarão, dizendo: “Se o Brasil, a China ou os Brics quiserem substituir o dólar, OK, escolham. Moeda chinesa, moeda brasileira? Bem, boa sorte com isso.” No entanto, é importante notar que o dólar americano tem sido, por várias décadas, o principal reservatório de mecanismos de valor em nível global.

Veja Mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias