28.7 C
São Paulo
quarta-feira, maio 22, 2024

INSS emite comunicado importante; Se você é aposentado ou pensionista saiba do que se trata

Veja mais

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma instituição pública responsável pelo pagamento de aposentadorias e outros benefícios para os brasileiros.

No entanto, um comunicado oficial foi emitido, indicando uma situação alarmante confirmada, e os beneficiários precisam saber. Portanto, se você tem seguro e quer saber do que se trata essa declaração, leia até o final.

Saiba o que é a declaração do INSS

Uma das principais instituições públicas mais conhecidas do país é o Instituto Nacional do Seguro Social, que presta serviços aos beneficiários da Previdência Social.

Por isso, o segurado do INSS deve estar sempre atento à correspondência oficial do órgão. Porque muita informação sobre os benefícios é importante.

Desta vez, o comunicado oficial emitido é sobre uma situação preocupante para os beneficiários que está acontecendo, e muitos segurados podem não saber.

Pois bem, o governo federal, por meio de seu portal oficial, “Governo”, já emitiu um comunicado oficial sobre segurança digital.

As informações que estão no portal são instruções e dicas para evitar que aposentados e pensionistas caiam em fraudes financeiras.

De acordo com o portal, o principal esquema de golpe se refere a ligações telefônicas falsas feitas por golpistas em nome do Instituto Nacional do Seguro Social.

Nessa ligação falsa, os criminosos ligam para o segurado para pedir a confirmação do número de documentos e pedem uma foto da vítima para tentar burlar a biometria facial.



No entanto, a ressalva é que nenhuma dessas ligações foi feita oficialmente pelo INSS, mas alguns segurados caíram nesse golpe achando que são do próprio instituto.

Por isso, as informações do portal recomendam que os beneficiários não acreditem nesses links e não verifiquem dados sensíveis.

Porque a agência não liga ou envia e-mail aos segurados para solicitar confirmação de documentos, fotos, biometria, senhas bancárias ou outras informações pessoais.

Portanto, se você for vítima desse golpe e receber uma mensagem via SMS, e-mail ou WhatsApp de alguém se dizendo servidor do INSS, bloqueie imediatamente esse contato e entre em contato com o canal oficial do INSS para relatar o ocorrido.

O canal oficial do instituto para denunciar fraudes

O INSS foi criado em 1990 por meio da fusão de duas instituições: o Instituto de Administração Financeira da Previdência Social (IAPAS) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INPS). Os benefícios oferecidos na previdência social incluem:

  • Aposentadoria por idade;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Aposentadoria especial;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-reclusão;
  • Pensão por morte;
  • Pensão especial (Síndrome da Talidomida);
  • Salário-maternidade;
  • Salário-família.

Então, se você quer se beneficiar de alguma dessas categorias, tome cuidado para não cair em um golpe. Por esse motivo, não nos informe seus documentos pessoais ou a senha do banco solicitado, não clique em links enviados para seu e-mail ou WhatsApp.

Para denunciar um golpe, entre em contato com o canal oficial de atendimento do INSS abaixo.

Site MEU INSS: https://meu.inss.gov.br;
Site INSS: www.inss.gov.br//;
Telefone 135: Segunda a sábado, das 7h às 22h

Veja Mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias