quinta-feira, julho 25, 2024

Presidente Lula faz comunicado que pode melhorar a vida de todos os brasileiros; Veja!

Veja mais

Não é novidade que o Brasil conta com o olhar do mundo inteiro como o “país do futuro”. O problema é que sempre há acidentes que não ajudam a consolidar efetivamente esse lugar nas principais economias do mundo.

No entanto, os últimos sinais são positivos e podem se refletir em todos os brasileiros. Entenda exatamente o que os números mostram e o que o presidente disse sobre as possíveis mudanças que são efetivas e podem chegar ao público nos próximos meses ou anos. Fique atento!

Economia brasileira cresceu no segundo trimestre de 2023

Essa é uma notícia de que analistas de todo o país estão olhando para os dados financeiros com uma visão severa e positiva.

A economia brasileira cresceu 0,9% no segundo trimestre de 2023 na comparação com o trimestre anterior. O dado é do sistema trimestral de Contas Nacionais, que publica dados do Produto Interno Bruto (PIB).

A novidade foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no dia 1º deste mês.

Embora pareça um número pequeno, esse 0,9% indica que a economia brasileira cresceu 3,4% em relação ao mesmo período de 2022.

O resultado foi uma expectativa de crescimento muito maior do que o esperado, entre 0,1% e 0,3%.

Presidente Lula fala em crescimento

Logo após o anúncio dos números positivos, o presidente Luís Inácio Lula da Silva falou sobre o crescimento do país.

Segundo ele, o Produto Interno Bruto do país precisa ser distribuído. Ou seja, esse crescimento deve atingir toda a população brasileira de diferentes formas.

Nas palavras do Presidente:

“Não dá para ver na TV que o PIB cresceu, mas não está distribuído […]. O PIB começou a crescer e a ser distribuído quando decidimos aumentar os salários em 77%”, disse Lula.
Portanto, aparentemente, esse crescimento será considerado não apenas para aqueles que hoje são grandes produtores ou proprietários de grandes empreendimentos nacionais. O objetivo é que esses números avancem e cheguem a toda a população.

Como o crescimento do país chegará a todas as pessoas?

Por fim, é importante lembrar que uma economia estável deve garantir a qualidade de vida de mais pessoas.

Por exemplo, a redução da taxa de juros Selic, que é a taxa básica de juros no Brasil. Isso pode fazer com que o preço de serviços e produtos caia ou se estabilize.

De acordo com estudos recentes, um exemplo de produto que é afetado e chega à população é a carne. A produção no país parece estar aumentando, os preços estão caindo. Outro fator é o aumento do combustível, que está muito mais controlado do que há alguns meses.

O presidente falou enfaticamente sobre isso:

“Essas pessoas (alguns economistas) precisam entender que o dinheiro que existe nesse país precisa circular nas mãos de muita gente, porque se o dinheiro fica nas mãos de poucos, é uma concentração de riqueza: mas se o dinheiro é distribuído para muita gente, esse tanto […] Se você comprar algo e produzir, esse dinheiro vai criar mais empregos, mais desenvolvimento, mais comércio, criar mais fábricas”, disse o presidente.