26.1 C
São Paulo
quarta-feira, maio 22, 2024

Seu CPF está irregular? Não fique sem receber o bolsa família; Veja como consultar o documento e resolver a situação

Veja mais

Em Janeiro deste ano, beneficiários do Bolsa Família poderão ser impedidos de receber benefícios caso seu CPF esteja irregular ou haja discrepância no cadastro único. Entre os motivos que podem levar ao bloqueio do CPF estão as circunstâncias da consequência, suspensão de lucros, cancelamento do CPF ou divergência de titularidade da Receita Federal.

Além disso, inconsistências de dados no CadÚnico também podem levar ao bloqueio. Os familiares nessa situação serão notificados por meio de extrato bancário ou aplicativo da Caixa.

Hoje, o Bolsa Família atende mais de 20 milhões de domicílios no Brasil com vulnerabilidade socioeconômica. Os pagamentos são feitos mensalmente, e o valor depende da estrutura familiar.

Como regularizar a situação com o Bolsa Família?

Para normalizar a situação com CPF irregular para receber o Bolsa Família, o primeiro passo é procurar a Receita Federal. Somente após realizar esse procedimento, é preciso ir até o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e renovar seu cadastro.

Para facilitar o processo e evitar deslocamentos desnecessários, é possível consultar o número do CPF no site da Receita Federal para ver se há alguma pendência. Em algumas situações, você poderá resolvê-lo online. No entanto, em outras situações, pode ser necessário agendar uma consulta presencial.

Para esclarecer dúvidas, o governo federal disponibiliza diversos canais de atendimento, entre eles o Disque Social 121, chat online, formulários eletrônicos e informações permanentes no site do Ministério do Desenvolvimento Social.

Consulta de Status de CPF

O processo de consulta do CPF para o Bolsa Família e demais situações ocorre da seguinte forma:

  1. Acesse o site da Receita Federal.
  2. Selecione a opção “consultar CPF“.
  3. Insira o número do documento e a data de nascimento do titular.
  4. Clique em Exibir novamente. É gerado o comprovante de cadastro do CPF.
  5. Se houver alguma pendência, clique em Meu CPF, depois em Atualizar CPF e, por fim, em Normalizar CPF.

Veja Mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias