25.5 C
São Paulo
quarta-feira, maio 22, 2024

Atenção beneficiários! Programa Bolsa Família tem novo limite em lares unipessoais; Veja detalhes

Veja mais

O Bolsa Família é certamente um dos maiores sucessos da história do Governo Federal brasileiro. Criado no primeiro ano do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o programa de transferência de renda foi o único responsável por tirar mais de 10 milhões de cidadãos brasileiros da extrema pobreza. Além disso, vale destacar que o Bolsa Família ainda é utilizado em outros países como referência para programas desse tipo.

No entanto, os beneficiários do programa têm passado por muito estresse ultimamente. Isso porque o Bolsa Família vem cortando pagamentos desde o início do ano. Atualmente, os participantes que moram sozinhos serão expostos a áreas confinadas para que possam receber o Bolsa Família. Leia o texto a seguir para entender melhor essa limitação e saber como proceder.

Verifique seu cronograma de pagamentos de Setembro

Como indicado no parágrafo acima, o Bolsa Família é um programa de transferência de renda. Se você não sabe o que isso significa, esse tipo de programa é uma iniciativa do governo que contempla a população mais pobre do país com pagamentos que são financiados por recursos públicos. Aqui no Brasil, cerca de 20 milhões de famílias brasileiras recebem o auxílio Bolsa Família todos os meses.

Tradicionalmente, o Bolsa Família faz um depósito no final do mês. No entanto, é muito comum que as datas de pagamento sejam antecipadas em alguns casos. É o caso, por exemplo, de setembro. Então confira abaixo o calendário completo com todas as datas de depósito do programa e não fique sem pagamento!

Final 1 NIS: 18 de setembro.
NIS da Final 2: 19 de setembro.
Final 3 NIS: 20 de setembro.
Final 4 NIS 21 de setembro.
Final 5 NIS: 22 de setembro.
Final 6 NIS: 25 de setembro.
Final 7 NIS: 26 de setembro.
Final 8 NIS: 27 de setembro.
Final 9 NIS: 28 de setembro.

Entenda mais novo limite para lares unipessoais do Bolsa Família

No início desse mesmo texto, dizia-se que o Bolsa Família estava cortando pagamentos. Isso acontece por causa do pente fino do Bolsa Família, iniciativa adotada pelo governo federal para coibir possíveis fraudes em programas de transferência de renda. Assim, desde Fevereiro, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) bloqueou beneficiários que não seguiram as regras do Bolsa Família ou receberam depósitos indevidamente.

Uma parcela significativa dessas reduções foram de domicílios unipessoais, ou seja, pessoas que moram sozinhas. Atualmente, por decreto governamental, cada município do Brasil só pode reservar uma parte limitada para considerar morar sozinho, com a participação do Bolsa Família. Atualmente, apenas 16% dos benefícios concedidos pelas cidades brasileiras podem ser reservados para pessoas solteiras.

Recentemente, por exemplo, foi noticiado que 116 municípios catarinenses receberam uma ordem de restrição do Bolsa Família para quem mora sozinho.

Veja Mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias