Descubra se seu CPF está irregular (e como resolver)

Imagem: Reprodução/Google




CPF é um dos documentos mais importantes de todo cidadão brasileiro. Só que muita gente deixa de conferir o status capaz de resolver qualquer pendência que necessite de regularização. Então, saiba como consultar se o seu CPF está regular e o que fazer se o sistema indicar algum erro.


A consulta é realizada através do site da Receita Federal. Um cidadão que recebe um CPF irregular pode ter muitas limitações no dia a dia. É difícil obter empréstimos, cartões e outros bloqueios causados pelo documento irregular.


Saiba se o CPF é regular


Para saber se o CPF é regular, o cidadão deve acessar o site da Receita Federal e inserir o número do documento, bem como a data de nascimento. Ao clicar em Consulta, o sistema indica informações sobre CPF. Outra forma de consultar é através de um aplicativo de CPF digital.


Regular: indica que está tudo bem com CPF, sem qualquer comentário. Só é importante verificar todas as informações no sistema para verificar se os outros dados estão corretos. Se houver alguma informação falsa, é possível atualizar os dados através do site da Receita Federal.


Aguardando liquidação: se o regime repetir essa carta durante a consulta, o cidadão não entrega mais alguma declaração obrigatória de imposto de renda, por exemplo. Se esta é a razão, então você precisa fornecer a declaração faltante. Basta verificar o portal do governo federal, gov.br.


Suspenso CPF: Neste caso, o registro está incorreto ou incompleto. Mais uma vez, o cidadão tem que organizar a situação com a Receita Federal.


Titular Falecido: Se o sistema se refere incorretamente a essas informações, o cidadão deve procurar ajuda em uma agência da Receita para resolver o problema.


Cancelado: O CPF foi cancelado devido à multiplicidade, devido a decisão administrativa ou judicial.


Ao enviar o formulário à Receita, através da Internet, o cidadão recebe um código. Ele pode rastrear o status do processo. O prazo para resolver a situação é de até 90 dias.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem