O documento pode ser enviado em física, digital ou ambos, a critério do motorista.
Quais são as mudanças na nova CNH?
Por outro lado, quem tirar a primeira licença a partir de agora já receberá o documento no novo modelo.
Com a inclusão, agora será possível escolher se o documento será emitido impresso ou digital, como tem sido o caso desde 2017. Os motoristas também terão a possibilidade de escolher ambas as versões do documento, como é atualmente o caso. Para quem escolher a carteira digital, deve realizar o procedimento de aplicação através do aplicativo “Carteira de Trânsito Digital”.
A primeira diferença do novo modelo de documento é que a versão impressa usará papel de segurança e tinta fluorescente, que brilha no escuro. Alguns elementos do documento só serão visíveis com luz ultravioleta e uma imagem tridimensional.
Quanto ao surgimento da nova CNH, haverá predominância das cores verde e amarela. Além disso, o novo documento trará uma tabela para determinar os tipos de veículos que o motorista pode dirigir.
Na primeira coluna, a CNH será incluída e haverá indicação dos veículos que o motorista pode dirigir por imagem. Além disso, informações sobre a prática de atividade remunerada do motorista e quaisquer restrições médicas aparecerão no documento.
O novo modelo CNH terá outras novidades. Confira abaixo.
- O campo do nome social e do pertencimento emocional (se houver). No segundo caso, será possível inserir os nomes dos pais ou curadores;
- a assinatura do motorista abaixo da foto;
- assina com a letra “P”, pois só você tem permissão para dirigir, ou se já tem a CNH final, indicada pela letra “D”;
- Um código internacional é integrado: código MRZ. É usado em passaportes, permitindo que o motorista embarque nos terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros;
- A tabela de monitoramento ficará abaixo da tabela indicando os veículos que o motorista pode dirigir.
O que não vai mudar com a nova CNH?
O Campo de Autorização para Conduzir uma Motocicleta (ACC) continua na nova versão.
Os documentos emitidos a partir de 2017 contêm um código QR para acessar a CNH digital. O código armazena todas as informações do documento, incluindo fotografia, exceto a assinatura do motorista.
A nova CNH também trará um QR code.
Outra nota a ser feita é que, a partir de 2021, entra em vigor a validade da nova CNH, que é a seguinte:
- 10 anos para motoristas com menos de 50 anos de idade;
- cinco anos para pessoas com mais de 50 a 69 anos;
- Três para aqueles com 70 anos ou mais.
Essa validade não vai mudar com a nova CNH.
A ideia por trás da nova licença é garantir maior segurança e reduzir a taxa de fraude envolvendo o documento que dá ao cidadão o direito de dirigir.