Excelente notícia nesta semana para quem tem carteira assinada; Confira

Imagem: Reprodução/Google




A partir deste mês, os trabalhadores que ficarem inadimplentes com o crédito imobiliário poderão utilizar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para negociar até seis atrasados. Até o ano passado, a iniciativa permitia até 12 parcelas.


Segundo relatos, cerca de 80 mil mutuários hipotecários podem recorrer a essa medida. Vale ressaltar que, segundo a diretoria do fundo, 40% possuem contas vinculadas ao FGTS.


Como faço para usar o FGTS para pagar as cotas atrasadas?


Primeiro você precisa procurar um banco que será responsável pelo financiamento habitacional. Por isso, os trabalhadores devem assinar um documento de aprovação para movimentar suas contas vinculadas ao FGTS para que possam abater até 80% das parcelas atrasadas e até 6 parcelas.


No entanto, é importante ressaltar que essa medida só é válida para quem financiou imóveis no valor de até R$ 1,5 milhão. Há também restrições para quem pagou parcelas pendentes utilizando sua conta do FGTS antes do prazo para a última baixa ou liquidação.


No entanto, em caso de dúvida, é possível consultar o manual do FGTS para ver a possibilidade de utilização do recurso no programa habitacional.


FGTS do futuro


Recentemente, outro modo de saque, o futurista FGTS, foi liberado do FGTS. De fato, a possibilidade funciona como uma linha de crédito voltada para facilitar o financiamento de imóveis dos programas habitacionais Casa Verde e Amarela/Minha Casa, Minhavida.


Assim, o FGTS do futuro é voltado para pessoas de baixa renda que precisam de apoio financeiro para conquistar sua casa. De certa forma, vincula pagamentos de imóveis a depósitos nas contas ativas do FGTS.


Para Alfredo dos Santos, secretário nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o futuro FGTS não pode ser caracterizado como renda. Isso porque o valor é bloqueado por ser considerado uma linha de crédito.


"É claro que os depósitos do FGTS não podem ser caracterizados como renda, mas como eu ampliei a capacidade de ganho da minha família? Quando você entende que o banco tem mais um fator além da renda normal", disse o secretário.


Quem pode usar o FGTS do futuro?


De acordo com a pasta Regulamento, os grupos que podem usar esse recurso são aqueles que podem usar as taxas de juros da Casa Verde e da Casa Amarela. Sendo eles:


Uma família com renda mensal total de até R$ 4,4 mil.

Sob o regime CLT, trabalhadores com licença assinada.

Trabalhadores que apresentam saldo positivo no FGTS.

Uma pessoa que não tem outra propriedade em seu nome.


O banco planeja começar a operar esse tipo de crédito imobiliário a partir de fevereiro de 2023. Isso porque há um período de 120 dias antes que as instituições financeiras incorporem o sistema.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem