O sistema de admissão do Banco Central (SVR) foi retomado na última terça-feira, às 10h. Isso permite que você retire dinheiro que foi esquecido em bancos e outras instituições financeiras. Cerca de 38 milhões de pessoas esquecem alguma quantidade. Entre eles estão celebridades e até grandes políticos.
Figuras como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-primeiro-dama Michel Bolsonaro e nove governadores fazem parte desse grupo. Essas informações estão disponíveis no sistema. Veja mais sobre isso na íntegra do texto.
Entre os governadores da lista estão:
- Eduardo Leite (PSDB-RS);
- Ratinho Jr (PSD-PR);
- Ibaneis Rocha (MDB-DF);
- Eduardo Riedel (PSDB-MS);
- Paulo Dantas (MDB-AL);
- Raquel Lyra (PSDB-PE);
- Rafael Fonteles (PT-PI).
Figuras como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus filhos Eduardo e Flávio não são dignos de serem “esquecidos”, mas um de seus segundos filhos, Carlos Bolsonaro, está na lista.
Minoria recebe mais de 1000 reais
De acordo com as informações divulgadas pelo BC, o valor esquecido chega a 6 milhões de reais, disponíveis para 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de empresas. Até o momento, 643.105 brasileiros têm mais de 1.000 reais para sacar por meio do SVR.
Vale ressaltar que o saque já começou.
Para verificar o valor, o usuário precisa acessar um sistema que o informe de sua data de nascimento e CPF. Assim, você pode ter certeza de que há dinheiro esquecido no banco onde a conta já foi fechada.
Um ponto importante destacado pelo BC é que o único site para verificação desse valor é oficial (https://valoresareceber.bcb.gov.br). Isso lhe dará uma ideia das fases de devolução do valor a uma pessoa jurídica ou física, incluindo o falecido.
Agora, para saber o valor exato economizado, o usuário precisa fazer login com Gov.br.
Saque foi liberado dia 7 de Março
As negociações sobre valores esquecidos estavam suspensas desde abril do ano passado. Além disso, segundo o Banco Central, foram registradas 19,7 milhões de consultas nos primeiros dias em que as buscas foram retomadas. As reivindicações de resgate também são aprovadas pelos herdeiros e representantes legais do falecido.
Para empatar, os brasileiros terão que esperar. Depois que o saque foi liberado, 300 mil pessoas fizeram fila às 10h11. Por volta das 16h, o número caiu para 60 mil. O tempo de espera passou de 3 minutos.