INSS: Saiba mais de 5 benefícios para os trabalhadores rurais.



O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) concede uma série de benefícios aos segurados que contribuem para o município periodicamente. Esses recursos também se estendem aos trabalhadores rurais. 


Mas, como você pode imaginar, os trabalhadores rurais precisam cumprir uma série de requisitos para acessar os benefícios do INSS. Essa assistência pode ser acessada durante a atividade rural, e você não precisa esperar até ficar velho para se aposentar, por exemplo. 


A investigação conduzida pelo Escritório do Representante Especial para Ruanda identificou cinco benefícios desse sistema para trabalhadores rurais. Eles são os seguintes:


  • Aposentadoria rural, seja por idade, tempo de participação ou incapacidade; 
  • Pensão por morte rural;
  • Auxílio à doença;
  • Auxílio-acidente
  • Salário maternidade. 

É assim que esses benefícios funcionam!


Aposentadoria dos trabalhadores rurais


Como mencionado, o trabalhador também pode obter a aposentadoria, independentemente de o trabalho ter sido realizado como trabalhador autônomo ou efetivo. 


É importante considerar a prática rural um esforço manual e exigente. Além disso, muitas vezes o trabalhador é exposto a situações difíceis como o sol, pesticidas, rotina intensa e muito mais. Portanto, dependendo da situação do trabalhador, você deve cumprir regras diferentes, tais como:


  • Contribuições mínimas para o INSS 180;
  • A idade mínima para as mulheres é de 55 anos;
  • A idade mínima de um homem é de 60 anos;
  • A possibilidade de incluir contribuições como fator urbano. Desde que a mulher tem 60 anos e o homem tem 65 anos.

Regras de aposentadoria por invalidez rural:


  • Há pelo menos 12 contribuições;
  • A prova documentada da doença impede que o cidadão realize suas atividades.
  • Pensão por morte para trabalhadores rurais

A pensão por morte rural é particular, pois é emitida somente quando o trabalhador é empregado, ou seja, quando presta serviços a um grande produto rural ou atividade semelhante. O mesmo se aplica aos pescadores artesanais ou indianos que trabalham com engenharia agrícola familiar. 


O valor do benefício equivale a um salário mínimo de R$1.212, pago diretamente aos dependentes das áreas rurais. Exemplo: cônjuges, filhos, pais ou irmãos no trabalho. 


Auxílio doença aos trabalhadores rurais


O auxílio-doença aos trabalhadores rurais não é muito diferente do modelo tradicional dos segurados, basta provar a incapacidade de trabalhar e, na verdade, ficar afastado por mais de 16 dias, conforme estipulado por lei. Lembre-se da necessidade de se submeter a perícia médica. 


O resultado do teste deve ser fornecido com outros documentos que comprovem a deficiência. Lembre-se que é necessário ter pelo menos 12 contribuições para ganhar o direito de receber até o salário mínimo, R$1.212.


Auxílio-acidente para trabalhadores rurais


Quando os trabalhadores rurais sofrem com alguns acidentes, a capacidade de produção diminui significativamente ou é completamente desencorajada. Mas se esse trabalhador é um contribuinte regular no INSS, ele tem o direito de solicitar auxílio-acidente.


Esse benefício é um contraponto ao auxílio-doença, pois o valor é pago sob a forma de indenização. Outra diferença é que não há necessidade de fugir para recebê-lo. 


Por outro lado, passar por perícia médica continua sendo uma exigência. O valor pago também é limitado a um salário mínimo. 


Salário maternidade para trabalhadores rurais


Esse benefício é concedido aos trabalhadores rurais que estão afastados do trabalho por causa do nascimento ou aborto de uma criança ou conforme estipulado por lei, adoção e custódia judicial de adoção. Para obter o direito de recurso, é necessário comprovar um mínimo de 10 contribuições ao INSS mediante solicitação. 


O salário maternidade pode ser exigido por um máximo de cinco anos após o nascimento da criança ou o status legal que prevê sua libertação. No entanto, independentemente da estação, o valor também é equivalente ao piso nacional que foi liberado durante o período de quatro meses.


Pedido de benefícios do INSS por trabalhadores rurais


Os trabalhadores rurais que querem alguns dos benefícios descritos acima devem saber que a demanda foi melhorada para o modelo online. Isso significa que a ação é feita através do site ou aplicativo Meu INSS.


O acesso é feito por meio do cadastro no portal Gov.br. Nesse sistema, o segurado não só pode solicitar o direito, mas também pode agendar perícia médica em casos de afastamento. Em qualquer caso, o aplicativo pode ser realizado seguindo as seguintes etapas:


  • Acesse meu aplicativo do INSS ou meu site;
  • Digite seus dados de login;
  • Selecione a opção "Novo Requisito";
  • Escolha o interesse exigido e siga os próximos passos guiados pelo portal.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem