13º SALÁRIO: Quando as empresas devem depositar o dinheiro aos trabalhadores? Confira detalhes

Imagem: Reprodução/Google




Entramos oficialmente no último trimestre do ano, e o trabalhador brasileiro já quer saber quando pode receber o 13º salário. A resposta para esta pergunta depende do formato escolhido pela empresa em que você trabalha. Em todos os casos, o cidadão precisa fazer um cálculo para entender o valor do pagamento adicional no final do ano.


Via de regra, a liberação do 13º salário pode ser feita de duas maneiras. A empresa pode optar por pagar o saldo de fim de ano de uma só vez, ou pode dividir o valor em duas e pagar a primeira parte antes do final do ano. Assim, a transferência pesa menos para o empregador.


Caso a empresa decida pagar todo o dinheiro de uma vez, a emissão deve ser feita em qualquer data antes de 30 de novembro. Se o empregador decidir dividir o 13º em duas partes, a primeira delas deve ser paga até 30 de novembro e a segunda até 20 de dezembro. A data exata depende da escolha de cada empresa.


Dia útil


Deve-se notar que se hoje cair em 30 de novembro ou 20 de dezembro nos fins de semana, ou no feriado, a situação muda. Nesses casos, a data final do pagamento é o dia útil imediatamente anterior a ele. Por exemplo, se 30 de novembro for um sábado, os empregadores terão que depositar pelo menos a primeira rodada até 29 de novembro.


Não é isso que vai acontecer este ano de 2022. O prazo para pagamento da primeira parcela do dia 13 é 30 de novembro, na quarta-feira. 20 de dezembro será terça-feira. De qualquer forma, são dias úteis e podem ser usados como prazo para a emissão dos 13 salários.


Qual o valor do 13°?


Como mencionado, o valor do 13º salário depende do tempo que o empregado trabalhou naquele ano. Ele deve dividir seu salário por 12 e multiplicar o resultado pelo número de meses que trabalhou ao longo do ano.


Imagine, por exemplo, alguém que trabalhou por 12 meses em 2022. Nesse caso, o cidadão receberá o valor integral de seu salário. Se receber o salário mínimo, receberá 1.212 reais do seu salário regular no final do ano, e outros 1.212 reais de um adicional de R$ 13.


Agora imagine alguém ganhando 2400 reais por mês, trabalhando apenas 10 meses do ano. Neste caso, 2.400 serão divididos por 12 e multiplicados por 10, que é a quantidade de meses em que o trabalho foi feito. Ao final do dia, você receberá 2.000 reais do 13º salário.


Aposentado


Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também têm direito ao 13º salário. No final do ano, eles podem receber o dobro dos valores que recebem por mês.


Nos últimos anos, o governo federal optou por assinar pagamentos a essa categoria de cidadãos. Em 2022, por exemplo, as transferências foram feitas em dois lotes pagos entre abril e junho.


No primeiro turno, os aposentados receberam um valor equivalente a 50% do benefício mensal. No segundo pagamento, eles levaram os outros 50% com deduções pendentes de imposto de renda.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem