Banco Central já começou a emitir “nova moeda”; Saiba qual é

Imagem: Reprodução/Google



Com o passar dos anos, será cada vez menos comum que as pessoas usem dinheiro para transações diárias. Com cartões de crédito e débito em alta, já existem inúmeras opções de pagamento, além da chegada do PIX.


Mas isso não é tudo! Na tentativa de contribuir ainda mais para esse processo de digitalização, os bancos centrais (BCs) iniciaram a emissão de moedas digitais reais com o objetivo de facilitar transações financeiras e reduzir a circulação de dinheiro. Mas tudo ainda acontece experimentalmente, então você precisa se acalmar.


Empresa do PIX


Para essa tarefa, a autoridade monetária instituiu o Instituto de Tecnologia e Inovação Financeira (LIFT), um dos responsáveis pela implantação do PIX em novembro de 2020.


Para acelerar o processo de liberação de um novo modelo monetário, o BC disponibilizou a forma de diretrizes necessárias para o início da fase real de desenvolvimento digital. O documento foi transferido para 47 instituições financeiras, das quais 9 aceitaram os termos.


Real digital é criptomoeda?


Apesar de ser constantemente comparado com criptomoedas, o digital real tem características distintas. Embora as criptomoedas tenham ativos e sua coleção exija mineração, o real digital funciona de forma semelhante às stablecoins, que são ativos rastreáveis que agem como dinheiro.


"Quando as transações financeiras passam de um ambiente bancário regulamentado para o blockchain, a primeira preocupação é a segurança, por exemplo, como evitar fraudes e lavagem de dinheiro", explica Yurisión Soares Piño, diretor de inovação da Associação Brasileira de Bancos Comerciais (ABBC).


Lista de de instituições que já se credenciaram no Banco Central para o real digital


Confira lista de bancos que aceitaram os termos propostos pelo BC:


  • Febraban
  • Aave (AAVE)
  • Santander Brasil (SANB11)
  • Giesecke + Devrient
  • Itaú Unibanco (ITUB4)
  • Mercado Bitcoin
  • Tecban
  • Vert
  • Visa do Brasil (VISA34)


Com essa nova disponibilidade em andamento nos mercados financeiros, vale ressaltar que o Brasil está à frente de países da Europa e dos Estados Unidos, que ainda estão nos estágios iniciais do dólar digital.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem