Podemos ter uma nova PANDEMIA? Um novo vírus chamado Langya foi detectado pela China, este é mais letal em humanos; Veja

Imagem: Reprodução/Google




Cientistas chineses alertam sobre um novo vírus que pode infectar humanos. Chamado de vírus Langyahenipa (LayV), 35 pessoas foram infectadas em duas províncias localizadas no leste da China, Henan e Shandong, mas adjacentes uma à outra. Os casos foram relatados em um estudo publicado no New England Journal of Medicine.


Autoridades disseram que não havia histórico de contato próximo de paciente para paciente ou exposição conjunta, sugerindo que a transmissão humana pode ser intermitente. Enquanto isso, o Centro de Controle de Doenças de Taiwan (CDC) está atualmente criando métodos de teste de DNA para identificar e verificar a propagação do vírus.


Langyavirus mata?


Langya vem de uma família de vírus conhecidos por matar até três quartos dos seres humanos em caso de infecções graves. No entanto, até agora, nenhum dos novos casos levou a mortes, e a maioria deles é leve porque os pacientes estão desenvolvendo sintomas semelhantes aos da gripe.


O estudo identificou 35 pacientes com infecção aguda por LayV, dos quais apenas 26 estavam infectados com LayV (não havia outros patógenos). Como sintomas, esses 26 pacientes apresentaram febre (100% dos pacientes), mal-estar (54%), tosse (50%), anorexia/anorexia (50%), mialgia (46%), náuseas (38%), cefaleia (35%) e vômitos (35%), anormalidades da trombocitopenia - diminuição do número de plaquetas - (35%), leucopenia - leucopenia - (54%), comprometimento da função hepática (35%) e função renal (8%).


Qual é a origem do vírus Langya?


Esta é a primeira vez que o Langyavirus foi detectado em humanos. É de origem animal e é um tipo de vírus henipa. Existem duas outras espécies do mesmo gênero: Henibavirus (HeV) e Nipahenibavirus (NiV). Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Cuiabá em 2021 classificou o vírus henipa "como um patógeno de nível 4 de biossegurança devido à sua alta capacidade de causar doenças mortais em humanos associadas à sua composição genética única e à falta de tratamento e prevenção específicos".


Os especialistas estão preocupados com a possível ocorrência de langya. Por exemplo, o coronavírus é de origem animal e causou a atual pandemia de Covid-19, que infectou 585 milhões de pessoas e matou 6,4 milhões, de acordo com um estudo da Universidade Johns Hopkins.


Como ocorre a infecção pelo vírus Langya?


Não houve relatos de transmissão do vírus de humano para humano. No entanto, as autoridades chinesas não chegaram a uma conclusão sobre essa possibilidade, por isso alertaram as pessoas para não prestarem muita atenção às atualizações relacionadas ao vírus.


Estudos sorológicos realizados em animais de estimação e publicados neste estudo mostraram que 2% das cabras e 5% dos cães testaram positivo para o vírus.


Os resultados dos testes de 25 espécies de animais selvagens sugerem que os musaranhos (pequenos mamíferos semelhantes a ratos que comem insetos) podem ser um reservatório natural para o vírus Langyahenipa, já que o vírus foi encontrado em 27% desta espécie de teste.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem