Presidente Lula terá 37 ministérios, número é 60% maior que de Bolsonaro; Confira a lista

Imagem: Reprodução/Google



O Governo eleito do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já definiu o número e o número de ministérios que comporão a Esplanada a partir do ano que vem. A lista de pastas foi anunciada na reunião do Conselho Político de Transição da última terça-feira (20) e divulgada pela CNN. De acordo com a divulgação, Lula tem 37 ministérios.


Atualmente, o governo Bolsonaro conta com 23 pastas, 18 ministérios, 2 secretarias e 3 instituições equivalentes a ministérios. Portanto, o novo número será 60% maior.


Antes do regime Bolsonaro, o número de ministérios era de 39. Uma de suas promessas de campanha em 2018 foi cortar para 15 ministérios.


Isso não foi alcançado, uma vez que o número final chegou a uma pasta de 23, excluindo ou integrando vários ministérios relacionados a áreas como cultura, direitos humanos e previdência social.


Conheça os 37 ministérios de Lula


Entre as pastas que já existem e estão previstas para serem mantidas estão os ministérios da Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente, Relações Exteriores, Comunicações, Minas e Energia, Agricultura, Defesa, Justiça e Segurança Pública e Turismo.


Como esperado, o Ministério da Economia é dividido em três: financeiro, planejado, orçamentário e, finalmente, industrial e comercial. O atual Ministério do Trabalho e da Segurança Social está dividido em dois ministérios: o Ministério do Trabalho e Emprego e o Ministério da Segurança Social.


Aos jornalistas que compareceram ao CCBB (Centro de Cultura Banco do Brasil), em Brasília, onde ocorreu o encontro, Rui Costa, futuro ministro do Conselho de Cidadãos, disse que os custos da administração federal permanecerão os mesmos. Foi um dos pedidos de Lula, disse.


"A delegação que o presidente me deu foi para expandir para 37 ministérios, sem aumentar o número de cargos e sem aumentar seus custos. Temos a boa notícia que já foi concluída e já foi feita, sem criar um cargo, exceto para o cargo de ministro, porque a lei exige", disse Costa. Por favor, veja a lista completa abaixo.


Ministérios relacionados com o Gabinete do Presidente:


1- Casa Civil (Luís Costa)

2 - Secretário-Geral do Presidente

3- Relações institucionais

4 - Instituto Geológico

5º lugar - SECOM


Órgãos com status ministerial:


6 - AGU

7- CGU


Esplanada 


8 - Agricultura e pecuária

9 - Ciência e Tecnologia

10- Cultura (Margareth Menezes)

11 - Defesa (José Mucio Monteiro)

12- Planejamento e orçamento

13 - Fazenda (Fernando Haddad)

14 - Desenvolvimento, Indústria e Comércio

15 - Educação (Camilo Santana)

16 - Gestão e Inovação

17 - Igualdade Racial

18 - Integração e Desenvolvimento

19 - Justiça e Segurança Pública (Flávio Dino)

20 - Pesca

21 - Segurança Social

22 - Cidades

23 - Saúde

24 - Comunicação

25 - Minas e Energia

26 - Mulheres

27 - Portos e aeroportos

28 - Desenvolvimento de terras agrícolas

29 - Turismo

30- Direitos humanos e cidadania

31 - Indígenas

32 - Transportes

33 - Diplomacia (Mauro Vieira)

34 - Esportes

35 - Trabalho e emprego

36 - Meio Ambiente

37- Desenvolvimento Social, Família e Gestão da Fome

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem