Além disso, cerca de 357,94 milhões de reais estão disponíveis fora da produção. Assim, estima-se que um total de 120.947 trabalhadores tenham deixado de sacar dinheiro do abono salarial do PIS, ou seja, um total de R$ 100,54 milhões. Cerca de 279.028 servidores pararam de sacar 257,39 milhões de reais de Pasep.
Milhares ainda não sacaram seus benefícios de folha de pagamento
De acordo com o ministério, 25.987.000 trabalhadores têm direito ao subsídio do ano-base de 2020. Cerca de 23,23 milhões de reais foram alocados ao PIS, recursos de cerca de 20,43 bilhões de reais e PASEP 2,75 milhões de reais, totalizando 3 bilhões de reais.
Além disso, 99,47% de todos os trabalhadores elegíveis para benefícios da folha de pagamento receberam benefícios do PIS e 89,81% receberam recursos Pasep.
Como solicito o PIS/PASEP?
O processo de recebimento do abono de 2020 deve ser feito por meio de recurso administrativo ao Ministério do Trabalho. A secretaria deve investigar o caso e, se aprovado, o dinheiro será creditado nas contas dos trabalhadores. Portanto, para garantir os direitos, é necessário realizar toda a operação.
No depoimento, o trabalhador deve abrir recurso administrativo pelo Ministério Público, na área, pelo telefone 158 ou enviando um e-mail para o endereço [email protected]. Nesse caso, você precisa alterar a sigla “uf” para seu status.
Portanto, o abono salarial PSI/Pasep está disponível para os trabalhadores até 5 anos após o término do período normal de férias (final de 2020, se for um ano base). Portanto, para fins de saque, é possível acessar o dinheiro até 29 de dezembro de 2029.
O processo de desembolso da folha de pagamento é o mesmo para PIS e Pasep. Após o trabalhador iniciar um recurso administrativo, ele deve receber um parecer do Ministério do Trabalho no prazo de 30 dias. Em caso de aprovação, o dinheiro é depositado um mês após a análise do pedido.
Pedido do abono de maneira presencial
Um empregado que queira solicitar pessoalmente benefícios salariais deve comparecer a uma das secretarias do Ministério do Trabalho para requerer o recebimento de benefícios. Os trabalhadores do setor privado são pagos pela Caixa Econômica Federal. Para os servidores públicos, utiliza-se o Banco do Brasil.
No comunicado, os trabalhadores podem solicitar a abertura de recursos nas áreas regionais de fiscalização do trabalho e do emprego, gestão regional do trabalho e do emprego, agências regionais, instituições do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e suas unidades móveis.
Além disso, os trabalhadores podem encontrar os endereços de todos os postos presenciais em todas as regiões do país no site do Ministério do Trabalho (https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br). Assim, é possível escolher a unidade mais próxima da sua residência e abrir o processo de gestão para receber um subsídio.