Cerca de 5,7 milhões de brasileiros receberam um bônus de R$ 100 em sua conta Caixa Tem em Abril deste ano. Esse valor se refere ao auxílio ao gás, benefício criado pelo Governo Federal para ajudar famílias de baixa renda a comprar gás de cozinha.
Este programa tem transferências a cada dois meses, sempre por meses pares. O depósito ocorre no mesmo dia do Bolsa Família, levando em consideração o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) aprovado.
Para acessar os vales de gás do país, as famílias devem se cadastrar em um único cadastro (CadÚnico), além de uma renda mensal de até meio salário mínimo por membro. Abrange também os cidadãos que recebem prestações contínuas (BPC).
Após se cadastrar no CadÚnico, o Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome faz a escolha de selecionar o aprovado. Portanto, a mera inscrição no sistema não garante o recebimento dos benefícios.
Valor da remessa
O valor do auxílio ao gás é calculado com base no preço médio nacional de 13 quilo cilindros calculado pela distribuidora nacional ANP (Agência Estadual de Petróleo, Gás e Biocombustíveis). Neste mês, o governo fixou o valor das parcelas em R$ 100 por família.
Calendário de pagamento
Tal como acima referido, a transferência de vales de gás ocorre por ordem de cessação dos NIS do beneficiário, na maioria das vezes nos últimos 10 dias úteis do mês. Confira a data:
14 de abril: NIS e Final 1.
17 de abril: NIS e Final 2.
18 de abril: NIS e Final 3.
19 de abril: NIS e Final 4.
20 de abril: NIS e Final 5.
24 de abril: NIS e Final 6.
25 de abril: NIS e Final 7.
26 de abril: NIS e Final 8.
27 de abril: NIS e Final 9.
28 de abril: Final 0 NIS.