Mas, como você pode imaginar, os trabalhadores rurais precisam cumprir uma série de requisitos para acessar os benefícios do INSS. Essa assistência pode ser acessada durante a atividade rural, e você não precisa esperar até ficar velho para se aposentar, por exemplo.
A investigação conduzida pelo Escritório do Representante Especial para Ruanda identificou cinco benefícios desse sistema para trabalhadores rurais. Eles são os seguintes:
- Aposentadoria rural, seja por idade, tempo de participação ou incapacidade;
- Pensão por morte rural;
- Auxílio à doença;
- Auxílio-acidente
- Salário maternidade.
É assim que esses benefícios funcionam!
Aposentadoria dos trabalhadores rurais
Como mencionado, o trabalhador também pode obter a aposentadoria, independentemente de o trabalho ter sido realizado como trabalhador autônomo ou efetivo.
É importante considerar a prática rural um esforço manual e exigente. Além disso, muitas vezes o trabalhador é exposto a situações difíceis como o sol, pesticidas, rotina intensa e muito mais. Portanto, dependendo da situação do trabalhador, você deve cumprir regras diferentes, tais como:
- Contribuições mínimas para o INSS 180;
- A idade mínima para as mulheres é de 55 anos;
- A idade mínima de um homem é de 60 anos;
- A possibilidade de incluir contribuições como fator urbano. Desde que a mulher tem 60 anos e o homem tem 65 anos.
Regras de aposentadoria por invalidez rural:
- Há pelo menos 12 contribuições;
- A prova documentada da doença impede que o cidadão realize suas atividades.
- Pensão por morte para trabalhadores rurais
A pensão por morte rural é particular, pois é emitida somente quando o trabalhador é empregado, ou seja, quando presta serviços a um grande produto rural ou atividade semelhante. O mesmo se aplica aos pescadores artesanais ou indianos que trabalham com engenharia agrícola familiar.
O valor do benefício equivale a um salário mínimo de R$1.212, pago diretamente aos dependentes das áreas rurais. Exemplo: cônjuges, filhos, pais ou irmãos no trabalho.
Auxílio doença aos trabalhadores rurais
O auxílio-doença aos trabalhadores rurais não é muito diferente do modelo tradicional dos segurados, basta provar a incapacidade de trabalhar e, na verdade, ficar afastado por mais de 16 dias, conforme estipulado por lei. Lembre-se da necessidade de se submeter a perícia médica.
O resultado do teste deve ser fornecido com outros documentos que comprovem a deficiência. Lembre-se que é necessário ter pelo menos 12 contribuições para ganhar o direito de receber até o salário mínimo, R$1.212.
Auxílio-acidente para trabalhadores rurais
Quando os trabalhadores rurais sofrem com alguns acidentes, a capacidade de produção diminui significativamente ou é completamente desencorajada. Mas se esse trabalhador é um contribuinte regular no INSS, ele tem o direito de solicitar auxílio-acidente.
Esse benefício é um contraponto ao auxílio-doença, pois o valor é pago sob a forma de indenização. Outra diferença é que não há necessidade de fugir para recebê-lo.
Por outro lado, passar por perícia médica continua sendo uma exigência. O valor pago também é limitado a um salário mínimo.
Salário maternidade para trabalhadores rurais
Esse benefício é concedido aos trabalhadores rurais que estão afastados do trabalho por causa do nascimento ou aborto de uma criança ou conforme estipulado por lei, adoção e custódia judicial de adoção. Para obter o direito de recurso, é necessário comprovar um mínimo de 10 contribuições ao INSS mediante solicitação.
O salário maternidade pode ser exigido por um máximo de cinco anos após o nascimento da criança ou o status legal que prevê sua libertação. No entanto, independentemente da estação, o valor também é equivalente ao piso nacional que foi liberado durante o período de quatro meses.
Pedido de benefícios do INSS por trabalhadores rurais
Os trabalhadores rurais que querem alguns dos benefícios descritos acima devem saber que a demanda foi melhorada para o modelo online. Isso significa que a ação é feita através do site ou aplicativo Meu INSS.
O acesso é feito por meio do cadastro no portal Gov.br. Nesse sistema, o segurado não só pode solicitar o direito, mas também pode agendar perícia médica em casos de afastamento. Em qualquer caso, o aplicativo pode ser realizado seguindo as seguintes etapas:
- Acesse meu aplicativo do INSS ou meu site;
- Digite seus dados de login;
- Selecione a opção “Novo Requisito”;
- Escolha o interesse exigido e siga os próximos passos guiados pelo portal.