Isenção do IPVA é aprovada para alguns veículos; Confira as regras




Os impostos são uma grande preocupação para os brasileiros, e todos os anos eles têm que arcar com uma despesa valiosa para manter sua casa e carro em dia. A boa notícia é que um projeto de lei aprovado pelo Senado dos EUA deve isentar alguns cidadãos do IPVA (Imposto sobre Veículos Automotores).


O projeto de resolução do Senado (PRS) 3/2019, de autoria do senador Chico Rodriguez, inclui proprietários de motocicletas com até 170 cilindros. Na proposta original, o fim do tributo atingiu apenas motocicletas com no máximo 150 cilindros.


Os congressistas justificam que cerca de 85% dos compradores desse tipo de veículo pertencem às classes C, D e E.


"De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas e outros, as motocicletas cresceram 76% nos últimos anos, com uma taxa global de crescimento da frota de 66%, quase dobrando o número de motocicletas de propriedade de uma década atrás. Esses dados mostram a força e importância que esse instrumento ganhou na vida dos brasileiros", defendeu Chico Rodrigues.


A opinião do apresentador, Messias de Jesus, foi favorável, e o projeto foi comprovado no Senado Federal. Agora, o texto vai para promulgar.


Decisões do Estado


Como os IPVAs são definidos por cada estado, a aprovação do projeto pode não ter o efeito prático esperado. Para os relatores, a postura do Senado "estimula a unidade e a adoção por outras organizações".


"Entendemos que a presença de resoluções não substitui a lei estadual na fixação de alíquotas, e que mesmo que a fixação a zero sirva apenas como piso para incidência e não seja obrigatória para as organizações locais, sua adesão pelo Senado estimulará a unidade e a adoção por outras organizações", disse.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem