Muitas mães de todo o país aguardam a aprovação da proposta de prestação de R$ 1.200 por mês de assistência a mulheres prestadoras de casas de pais solteiros (mães solteiras).
A medida está em tramitação na Câmara dos Deputados desde que foi proposta e lançada em 2020 por meio do Projeto de Lei (PL) 2099/20. No entanto, desde então, não há previsão da possibilidade de aprovação.
O auxílio para mães solteiras ainda será aprovado?
Se um projeto de lei for proposto na Câmara, a proposta deve passar por um longo caminho através da aprovação das comissões competentes sobre o assunto. Por essa razão, o projeto precisa ser analisado por várias comissões. Eles são os seguintes:
- Defensores dos direitos das mulheres.
- Previdência Social e Família;
- Finanças e tributação;
- Constituição, justiça e cidadania.
Desde que a proposta foi aprovada, em 2020, ela só foi aprovada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, realizada em 28 de outubro de 2021.
A proposta ainda aguarda apreciação da Comissão de Seguridade Social e Família. Não haverá atualizações sobre o andamento da proposta na pauta após 30 de agosto.
Portanto, não há resposta quanto à possibilidade de medidas futuras ou não serem aprovadas. É importante lembrar que, sem o apoio dos deputados para o andamento da proposta, não há como os benefícios serem aprovados.
Pl 2099/20
A demora na tramitação da proposta, que até agora só foi aprovada por uma comissão, significa que essa medida está cada vez mais afastada da adoção. Agora, o projeto requer a aprovação da Câmara dos Deputados e do Senado dos EUA.
No entanto, como a proposta está na Câmara dos Deputados, o Senado só pode analisar o texto se houver possibilidade de aprovação da primeira Câmara dos Deputados. Portanto, devido à estrada que ainda está em falta, é difícil que os benefícios sejam imediatamente aprovados e liberados para quem teria direito.