Novidade! Detran simplifica processo e libera CNH pela internet sem exame médico; Saiba mais

Imagem: Reprodução/Google




Brasileiros e brasileiras que precisam emitir uma nova via para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Rio de Janeiro (RJ) têm novo potencial. O Ministério dos Transportes (Detran-RJ) lançou um novo método de exigência da emissão de documentos que podem ser totalmente eletrônicos, através do próprio site da Autoridade.


Dessa forma, basta que o motorista vá diretamente à unidade do Detran-RJ apenas para retirar a CNH que está em mãos. No entanto, você não pode modificar o documento para que ele possa ser solicitado desta forma.


Detran permite solicitar nova CNH pela Internet


O anúncio da novidade foi publicado na última terça-feira (25). O Departamento de Transportes atualizará a CNH com todos os dados, incluindo fotos registradas. Se for necessária uma alteração ou atualização, o motorista deve ser transferido para a unidade física departamental.


Também é importante ressaltar que o pagamento das taxas de emissão continua a ser bem sucedido. Ou seja, os motoristas terão que pagar uma Duda de R$ 173,03 por um posto digital no site do Detran-RJ (www.detran.rj.gov.br).


A área de aplicação simplificada da CNH exclui a necessidade de realização de exame médico para atualizações da carteira. Ir ao posto da autoridade é dado apenas e exclusivamente para retirar a carteira de motorista em mãos.


Outra coisa a enfatizar é que aqueles que podem renunciar à taxa devem ir diretamente para o departamento.


Como cadastrar a CNH digital?


Saiba que hoje é possível ter uma versão digital da CNH. Por isso, definimos passo a passo para que possamos eliminar ainda mais esse documento da carteira e andar pelas ruas mais leves e seguras. Para cadastrar uma CNH digital, ou Carteira de Trânsito Digital (CDT), siga estas etapas:


  1. Baixe o app da Carteira Digital de Trânsito;
  2. Faça login com o cadastro registrado no portal Gov.br (é preciso, portanto, estar cadastrado no site do governo);
  3. O app pedirá a foto do QR Code que está atrás da CNH convencional;
  4. Confirme seu CEP de onde você mora atualmente;
  5. Cadastre o RENAVAM e o código do CRLV do veículo.

Sempre pronto para ter documentos em mãos através do seu celular, não precisa mais andar junto com a cópia impressa original da CNH. Conforme informado, validade e autenticidade são os mesmos.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem