Serasa atualiza score e pega consumidores de surpresa; Confira como ficou

Imagem: Reprodução/Google





A Serasa lançou no ano passado o chamado "cadastro positivo", que introduziu uma mudança na forma como o score de crédito é definido. A mudança possibilita dar mais peso a quem paga bem. Recentemente, a empresa fez uma nova atualização que pode afetar a vida financeira dos brasileiros.


Esse novo método, chamado Score 2.0, permite que o score de crédito agora indique ao mercado as chances de um consumidor pagar suas contas em dia ou atrasá-las. Vovó também revela o histórico de comportamento financeiro de quem procura crédito.


O objetivo é fazer ajustes mais precisos aos pesos das informações utilizadas no cálculo final, e garantir melhores pontuações para os cidadãos. Assim, será possível representar o comportamento econômico do consumidor em relação às empresas com mais honestidade.


Registro positivo ganha destaque


Com a novidade, os critérios para análise da situação financeira do consumidor passaram a ser divididos em dois grupos, cada um dos quais terá peso para influenciar o resultado. Para o cálculo, serão consideradas as informações positivas e negativas de uma pessoa.


O ponto positivo é que com a nova atualização, o cadastro positivo terá mais peso na composição do resultado, pois mostra o interesse do consumidor em se manter estável na hora de tomar crédito. Agora tem um peso de 56% enquanto na versão anterior era de 55%.


O peso daqueles que pagam dívidas também mudou


Além do registro positivo, o pagamento de dívidas pendentes e agora pendentes levou a um aumento no escore de crédito, passando de 20% para 33%. A Serasa também reduziu o peso das variáveis de consultoria realizadas no âmbito da Parceria Colaborativa de Consumo, que passou de 17% para 6%.


Atualmente, uma pontuação de crédito "muito boa" é considerada uma pontuação entre 701 e 1.000 pontos. A probabilidade de pagar esse consumidor é alta. Entre 501 e 700, a pontuação é vista como "boa", enquanto a faixa está entre 301 e 500 na classificação "normal". A pontuação "baixa" é considerada de 0 a 300 pontos. Acesse o site da Serasa para ver suas pontuações.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem