Diante de algumas circunstâncias específicas, os segurados no programa social de transferência de renda Auxilio Brasil podem ser bloqueados. Isso pode acontecer por vários motivos. Descubra quais são esses motivos e o que fazer para desbloquear a assistência se isso acontecer.
CadÚnico
Famílias que ganham até metade do salário mínimo per capita ou cuja renda familiar total cai abaixo do salário mínimo de 3 por mês podem se inscrever no CadÚnico. É preciso procurar por CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) na cidade e solicitar a inscrição.
Outras situações que podem causar bloqueios estão associadas a irregularidades no cumprimento das regras assistenciais. Para os beneficiários entre 6 e 17 anos, é obrigatório que 75% da carga horária escolar mensal seja cumprida. Cartões de vacinação e testes de gravidez para mulheres grávidas também devem ser atualizados.
Auxílio Brasil: Como desbloquear?
Para desbloquear a ajuda brasileira, os beneficiários devem ir ao CRAS com todos os documentos relevantes. Portanto, além de um documento de identificação com foto de família, você deve levar vacinas e comprovante de frequência escolar se esse for o motivo do bloqueio.
Depois disso, uma análise é realizada pelo Ministério da Cidadania para avaliar a situação. Se a recompensa for desbloqueada, levará aproximadamente 30 dias para retomar o recebimento.