O novo programa possibilita a negociação das dívidas dos brasileiros. Quem deve até R$ 5 mil tem a oportunidade de deixar uma lista de pessoas negativas. Os últimos dados do Serasa, de dezembro de 2022, mostram que 69,43 milhões de brasileiros testaram negativo.
De fato, o alto número de inadimplências afeta o cenário econômico do país. Uma das promessas de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva era pensar em maneiras de ajudar os brasileiros a pagar suas dívidas. Com isso, o programa de descontração está sendo desenvolvido.
Programa Desenrola vai ajudar brasileiros a limpar o nome
Como o programa não foi lançado oficialmente, então ainda há muito pouca informação sobre como ele funciona. Inicialmente, os negativados que recebem até dois salários mínimos são ajudados pelo programa.
As dívidas desses cidadãos citados poderiam ser negociadas no valor de até R$ 5 mil, com seis meses de atraso em 31 de dezembro de 2022. A proposta do Unwind é que sua primeira fase envolva credores, como varejistas e bancos. Dessa forma, essas instituições e instituições devem ter uma palavra a dizer em sua participação no programa.
Na segunda etapa, os devedores são incluídos para negociar suas dívidas porque os credores estão dispostos a oferecer negociações para o negativo. As negociações decorrem da seguinte forma: o banco paga a dívida à instituição ou organismo em que o incumprimento negativo foi incumprido. Mais tarde, o cliente recebe um empréstimo com desconto.
Os juros desse empréstimo provavelmente serão de 1,99% ao mês. Se um cidadão que negociou a dívida da Desenrola não pagar o valor desse empréstimo, seu nome retorna à lista de negativados. Nessa situação, o banco que pagou a dívida pode submeter o contrato ao fisco. Desta forma, o valor total é garantido.
Quando o desenrola deve ser liberado?
Para lançá-lo, ele precisa ser aprovado pelo presidente Lula. Essa aprovação permitirá que os brasileiros negociem suas dívidas imediatamente após o carnaval. O programa deve envolver mudanças na tabela do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) e ajustes efetivos no salário mínimo.
A negociação deve ser feita inteiramente online. Por fim, se o programa for aprovado e uma plataforma digital for desenvolvida, os credores fornecerão condições para negociações negativas.