O presidente Lula confirmou em entrevista nesta segunda-feira (6) que as famílias cadastradas no Bolsa Família devem apresentar uma carteira de vacinação infantil atualizada para continuar pagando os benefícios. Além disso, a criança também deve estar devidamente matriculada na escola.
Para as gestantes, será obrigatória a prestação adequada do pré-natal de forma completa. O anúncio das novas condições ocorreu durante o evento de inauguração do Super Centro de Saúde Carioca, no Rio de Janeiro.
Além de informações sobre os novos padrões do Bolsa Família, Lula também criticou a posição do ex-presidente Jair Bolsonaro de incentivar a população a não se vacinar contra a Covid-19.
Lula critica pais por não vacinarem filhos
Assim, Lula criticou o movimento pessimista estabelecido no país nos últimos quatro anos durante o evento. “Recentemente, fizemos a maior campanha que vimos alguém cometer negacionismo de vacinas, e nunca imaginamos que um presidente mentiria tão descaradamente sobre os benefícios das vacinas”, disse Lula.
“Pelo amor de Deus, não podemos ser tão ignorantes que pensamos que não precisamos nos vacinar, mães que não tomam seus filhos para tomar vacinas contra a poliomielite, eu fico me perguntando que tipo de amor é esse. Hoje, além da publicidade, precisamos convencer as pessoas. É preciso convencer pais e mães de que as crianças devem ser vacinadas em benefício da criança e em benefício da família”, concluiu.