A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura de Penedo (AL) lançou um serviço especial na última quarta-feira (17) para liberar pagamentos aos moradores bloqueados. Segundo o órgão, cerca de 8 mil pessoas estão bloqueadas no programa.
O objetivo da iniciativa é promover serviços à população. Dessa forma, a Secretaria está deslocando suas equipes de trabalho, principalmente de CadÚnico, para comunidades rurais como Ponta Mofina, Embrapa e Ilha das Canas.
Segundo a prefeitura de Penedo, o bloqueio foi gerado pela identificação de irregularidades no pagamento do Bolsa Família. Para as providências, as informações autodeclaradas foram cruzadas com dados do e-SUS, censo do IBGE e outros sistemas.
Confira a programação de serviços especiais da Secretaria de Penedo
No primeiro dia de atendimento aos beneficiários do Bolsa Família, cujo cadastro foi bloqueado, a equipe de trabalho esteve na sede da associação de moradores e agricultores de Ponta Mofina. Os beneficiários conseguiram resolver a questão das 8h às 12h.
Ainda nesta semana, a Secretaria atenderá a aldeia da Embrapa no dia 18 e a Ilha da Sanas na Sexta-feira (19). Para quitar os benefícios, é preciso apresentar RG, número do NIS, CPF e comprovante de residência atualizado.
Regras para persistência do Bolsa Família
Para permanecer no Bolsa Família, o governo federal estabeleceu que as famílias não podem ultrapassar o limite de renda per capita (R$ 218). Além disso, os dados cadastrados no CadÚnico devem ser atualizados caso haja mudança na composição da casa ou na renda mensal.
Caso haja irregularidades no cadastro, a oferta para que o usuário realize o desbloqueio em alguns postos do CadÚnico será bloqueada. Recentemente, o governo bloqueou 1,2 milhão de beneficiários que declararam morar sozinhos e com outras pessoas.
Meu cadrasto único tá bloqueado